Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Estudantes do CMA no combate contra o mosquito e a dengue
26/03/2024

Estudantes do CMA no combate contra o mosquito e a dengue

Atividades engajaram toda a comunidade escolar

por Assessoria de comunicação
  • enviado
    pelo associado
Estudantes do CMA no combate contra o mosquito e a dengue
Atividade envolveu todos os níveis da escola

O combate contra a proliferação da dengue nos últimos dias foi intenso no Colégio Maria Auxiliadora, em Canoas/RS. As atividades engajaram toda a comunidade escolar: professores, colaboradores, estudantes e as suas famílias. A mobilização de combate ao mosquito transmissor da doença foi proposta em uma ação conjunta entre as instituições de ensino particulares e fomentada pelo Sinepe/RS, a Famurs e o Ministério Público.

A movimentação intitulada “Tema da Casa Solidário” teve por objetivo despertar a conscientização das crianças, dos estudantes e da comunidade escolar sobre a importância da prevenção contra a dengue e a promoção da saúde pessoal e coletiva. Também visava estimular os estudantes para que buscassem eventuais focos de proliferação do mosquito em suas casas, sendo solicitado que a atividade fosse registrada pelos estudantes em suas diferentes formas, como em desenho, relatório, vídeo, fotos, entre outros.

Aqui no Colégio Maria Auxiliadora, as ações de combate à dengue foram realizadas com todos os segmentos de ensino, desde a Educação Infantil (2 anos) até o Ensino Médio (3ª série), e também envolveu os colaboradores que trabalham na Sede da Casa Provincial da Congregação Notre Dame.

Estudantes combatentes

As propostas foram construídas e desenvolvidas pelos estudantes que cursam o Itinerário Formativo - Saúde e Vida, na 3ª Série do Ensino Médio, orientados pelos professores dos mais variados componentes curriculares e vivenciadas com todas as turmas do Colégio.

Nas salas de aulas, os concluintes do Terceirão explicavam para os mais jovens os principais sintomas da doença, quais eram os vetores de transmissão e orientavam sobre as ações práticas que deveriam ser tomadas em casa para evitar a proliferação do mosquito. O conhecimento foi reforçado através de atividades pedagógicas dirigidas pelos professores e que os estudantes deveriam realizar em parceria com suas famílias.

Durante toda a semana de atividades envolvendo o tema, observou-se que ocorreu uma aprendizagem significativa que mobilizou toda a comunidade escolar, seja para quem preparou, vivenciou e, principalmente, envolvendo os pais e familiares nesta campanha. Percebeu-se, ainda, um engajamento expressivo por parte dos professores e colaboradores do CMA, o que visibilizou ainda mais as ações de combate à dengue.

 

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar