Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Exposição de resgate à cultura indígena será gratuita às escolas em Porto Alegre
03/03/2023

Exposição de resgate à cultura indígena será gratuita às escolas em Porto Alegre

O tradicional Dia do Índio, comemorado todo 19 de abril, passa a ser chamado oficialmente de Dia dos Povos Indígenas. A mudança do nome da celebração tem o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos povos originários

por Assessoria de Comunicação
Exposição de resgate à cultura indígena será gratuita às escolas em Porto Alegre

A mostra Ave, Tekohá/Curumim é uma homenagem aos povos originários, trazendo um novo olhar sobre a cultura Guarani, através da literatura, da poesia e da música.

A exibição ocorrerá no Theatro São Pedro de 4 a 30 de abril. Haverá visitas mediadas no teatro com guias especializados. As visitas para escolas, exposição/teatro, acontecem às terças-feiras, às 10:30 e 14:00, sob agendamento.

Segundo Cleonice, o projeto AVE, TEKOHÁ é uma jornada poética inspirada na Cosmologia Guarani que nasceu durante a pandemia junto à aldeia indígena Tekoa dos Mbya Guarani da Pindó Poty do Lami, em Porto Alegre. “Um grupo de educadores se uniu para ajudar a escoar a produção de artesanato da aldeia e doar alimentos. Desse movimento surgiu o grupo Amar Genuíno, ao qual hoje faço parte. Fui desafiada pelo meu editor a escrever um livro infantil sobre os bichinhos esculpidos pelas mãos guaranis. Mas ao pesquisar a cosmologia Guarani, sua arte, sua música, sua língua, me identifiquei plenamente e além do livro infantil (a finalizar) escrevi um livro sobre arte e poesia, que será lançado nessa exposição." A autora destaca que parte do valor arrecadado com as vendas do livro, será revertida à aldeia do Lami.

Conforme ela, a obra busca resgatar a cultura dos povos originários, mas também sensibilizar crianças e jovens para o cuidado com a Mãe Terra. Ela comenta que em nível nacional, a questão já tem recebido destaque em outras exposições, a exemplo da 34ª Bienal de São Paulo, assim como nos recentes debates a respeito do Marco Temporal. “Há um olhar nacional para a cultura dos povos originários, e é fundamental desenvolvê-lo nos estudantes”. Para isso, Cleonice ressalta a importância de a escola incentivar a leitura sobre a temática, trabalhar a origem das palavras e adquirir objetos produzidos em aldeias da comunidade. “No meu livro trago essa brincadeira com as palavras – guaraná, maracujá, jacarandá –, mostrando a influência do tupi-guarani na língua portuguesa. A escola também pode montar uma pequena galeria com peças originais, animaizinhos esculpidos em aldeias próximas. Isso permite não só aproximar as crianças dessa realidade, como estimular a produção local."

Outro destaque da mostra é a exposição Curumim, com as ilustrações do livro homônimo, dedicado ao público infantil pela a psicóloga e artista plástica Joana Puglia, a exposição com foco na infância abriu em janeiro de 2023, na Casa de Cultura de Pelotas, coma presença da Prefeita Paula Mascarenhas no lançamento do Programa Pelotas para Crianças.

Os livros Ave, Tekohá e Curumim serão lançados no Salão do Livro de Genebra que acontece de 22 a 26 de março. Em cerimônia promovida pela editora suíço-brasileira, Helvetia Editions, a autora Cleonice Bourscheid será homenageada com o Troféu Talentos Helvéticos, no dia 22/3, em Genebra, Suíça.

Os livros Ave, Tekohá e Curumim poderão ser adquiridos pelas escolas diretamente com a editora Ardotempo, WhatsApp 51/ 997248091.

Parte da renda será revertida para o Coral da Aldeia Pindó Poty.

A autora reforça o convite às escolas e lembra que as visitações à exposição são gratuitas. O agendamento deve ser feito pelo e-mail cleonice@bourscheid.com.br ou WhatsApp (51) 99361-8742. “Sinto-me imensamente feliz em entregar este livro aos leitores e leitoras de todas as idades, esperando que se encantem, assim como eu, com a sabedoria e a poética Guarani. Convido às escolas a conhecerem um pouco mais da cultura dos povos originários por meio dessa exposição no Theatro São Pedro.”

Conheça os autores:

Cleonice Bourscheid é poeta, professora, tradutora e produtora cultural. Autora de livros de poemas como Passa, Passa, Passarinho; Ave, Pássaro; Comadre, Corujinha e Compadre Gavião. Tem contos e poemas publicados no Brasil, Uruguai, Itália, Portugal e Suíça. Durante a pandemia iniciou uma pesquisa sobre o povo Guarani, que resultou no Projeto Guarani, livro de poemas e fotos inspirado na Cosmologia Guarani (Ave, Tekohá! A criação do mundo segundo o povo Guarani).

Aristóteles Bourscheid é engenheiro civil. Apaixonado pelas artes – da música em particular - é membro do Conselho da OSPA, desde 2012. Velejador e fotógrafo por opção, coleciona preciosidades em seus registros de grandes obras de engenharia brasileira. As pedras, terras, areias e águas de suas fotos viram matéria de poesia, enlaçando-se por afinidade e afeto com os poemas que celebram a criação do mundo e da beleza.

Joana Puglia é porto-alegrense, mas reside em Venâncio Aires. É psicóloga, com formação em psicoterapia psicanalítica de crianças, especialização em Abordagens da Violência contra Crianças e Adolescentes e é Mestra em Promoção da Saúde. Atualmente cursa especialização em Transtorno do Espectro Autista. Desenha e pinta por puro prazer em telas, muros e livros. Este é seu nono livro ilustrado. Trabalha em clínica, com pacientes de todas as idades, e relaxa desenhando.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar