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03/10/2025

Gestores do RS trocam experiências em missão educacional em MG

Em viagem a Belo Horizonte, a comitiva do SINEPE/RS conheceu escolas referência em inovação e excelência

por Jean Peixoto - Padrinho Conteúdo
Gestores do RS trocam experiências em missão educacional em MG

“Uma verdadeira experiência de aprendizado coletivo”. Assim o presidente do SINEPE/RS, Oswaldo Dalpiaz, definiu a Missão Educacional promovida pela entidade, que levou um grupo de 20 gestores de instituições de ensino gaúchas a Belo Horizonte (MG), entre os dias 10 e 12 de setembro. A missão teve como objetivo possibilitar trocas de experiências e conhecimentos entre escolas mineiras renomadas no cenário nacional com as instituições privadas do RS participantes.

“O grupo foi maravilhoso, chegou lá com vontade de olhar o que estava sendo feito. Havia uma participação intensa, com interesse, perguntas, envolvimento, curiosidades. Não se faz uma missão para qualquer coisa. Se faz missão para aprender. E eu acho que isso ficou muito caracterizado. Eu tenho convicção de que todos os diretores que foram vão introduzir alguma coisa diferente nos processos de gestão pedagógica ou na gestão administrativa das suas escolas”, frisou Dalpiaz.

O cronograma incluiu visitas exclusivas a cinco colégios renomados da capital mineira: Colégio Bernoulli GO, Colégio Marista Dom Silvério, Colégio Santo Agostinho, Colégio Santa Dorotéia e Escola da Serra. Este último, inclusive, ficou marcado na memória do presidente do SINEPE/RS em razão do seu modelo educacional inspirado na Escola da Ponte, de Portugal. Dalpiaz explica que a Escola da Serra recebeu esse nome em razão do bairro homônimo, onde ela fica.

O presidente comenta que o modelo pedagógico da Escola da Serra é organizado em ciclos (primeiro, segundo e terceiro). No Ensino Médio, que corresponde ao terceiro ciclo, todos os alunos compartilham a mesma sala. Ele conta que um grupo de 130 estudantes trabalha com quatro ou cinco professores em um “Projeto Trimestral”. Esse projeto integra várias disciplinas, como matemática, português, química, física e ciências, a partir de leituras e questões propostas pelos docentes.

“Os alunos ficam à vontade na sala. Se querem ir ao banheiro, levantam, vão ao local e retornam. Se querem ir para o laboratório de química fazer uma experiência, saem da sala, vão ao espaço e retornam. Assim como há liberdade, há uma autonomia que encanta quem olha de fora. Foi uma experiência muito rica”, lembra.

Intercâmbio de experiências

Dalpiaz sublinha que Belo Horizonte foi escolhida como destino para a missão em razão das práticas escolares desenvolvidas na capital mineira, que têm reconhecimento nacional, com o objetivo de promover um intercâmbio de experiências com as escolas gaúchas. Ele comenta que a ideia das missões educacionais é proporcionar que escolas participantes reflitam sobre suas práticas pedagógicas a partir da observação de outras instituições.

O presidente conta que, das escolas visitadas, quatro seguem modelos muito próximos entre si, com disciplinas tradicionais e estruturas semelhantes. O que varia são aspectos específicos. Por exemplo, algumas oferecem mais laboratórios, outras têm processos diferenciados de matrícula, atendimento aos pais, foco em tecnologia ou humanismo. Ele acrescenta que no RS também existem instituições que desenvolvem trabalhos iguais ou até superiores. Dalpiaz comenta, ainda, que uma professora da Região Metropolitana de Porto Alegre que participou da missão relatou já ter implementado pequenas mudanças após a visita, trazendo melhorias significativas para sua escola.

Apoio aos professores

A diretora da Escola Interativa Flores da Cunha e Antonio Prado, Eroni Mazzocchi Koppe, também participou da missão. Um dos fatores que mais chamou atenção dela foi a diversidade de propostas pedagógicas implementadas por diferentes escolas. Ela destaca a importância de uma relação de apoio mútuo entre gestores e professores, que ele pôde observar durante a missão.

“Algo que se fortaleceu nessa viagem é a importância de dar apoio aos profissionais da Educação. Eles são a chave da qualidade do ensino e nós, gestores, precisamos estar ao seu lado para prepará-los para uma sociedade que está em mudança”, salienta a diretora.

Eroni também avaliou positivamente o cuidado e inovação das escolas de Belo Horizonte com seus espaços físicos. Ela comenta que já participou de outras missões e que mais gestores devem ter a oportunidade de acompanhar essas atividades.

“É importante para que eles conheçam outras realidades, para que analisem como está o seu trabalho e para pensar como podemos melhorar o ensino no Rio Grande do Sul”, finaliza.

Organização e estruturas

A diretora do colégio Madre Imilda, de Caxias do Sul, Vanessa Rodrigues, foi à missão acompanhada da Irmã Elenar Berghahn, coordenadora do setor de educação da Rede ICM de Educação. Ela conta que o bom funcionamento e organização do Colégio Santa Dorotéia, apesar do número elevado de alunos, foi o que mais lhe chamou atenção. Já no Colégio Marista Dom Silvério, o que fez brilhar o olhar da gestora foi o modelo pedagógico e estrutural da instituição. Em ambas as escolas, Vanessa disse ter observado pontos que poderiam ser replicados no Madre Imilda.

“Foi bem bacana ter essa oportunidade porque nos permite ver iniciativas que estão dando certo e que podem servir de inspiração para nossa unidade aqui em Caxias do Sul. Já estamos ansiosos e na expectativa pela próxima missão”, sublinha a gestora.

Ao lado do presidente Oswaldo Dalpiaz, esses foram os gestores participantes da Missão:

André Paschoal Ribeiro - ASLB de Porto Alegre
Marcia Regina Dos Santos - ASLB de Porto Alegre
Carla Azevedo de Andrade - Esc. Mãe Admirável de Porto Alegre
Ir. Maria Sônia - Col. Espírito Santo de Canoas
Ir. Elenar Luisa Berghahn - SEC de Porto Alegre
Ernani Aranalde Neto - Col. Marista Rosário de Porto Alegre
Eroni Mazzocchi Koppeeto - Esc. Interativa de Flores da Cunha
Liliane Silveira Dos Santos - Esc. Martinho Lutero de Canoas
Paula Martinazzo - Col. São José de Caxias do Sul
Silvana Rita Pretto - Col. São José de Caxias do Sul
Vanessa Rodrigues - Col. Madre Imilda de Caxias do Sul
Nadia Silvestri Gonçalves - Esc. Vinícius de Moraes de Porto Alegre
Rosilene Inês König - Centro Gustavo Adolfo de Lajeado
Tiago Lagemann - Centro Gustavo Adolfo de Lajeado
Maria Helena Schüler Luft - Inst. São José de Montenegro
Monica Patricia Hensel Metz - Inst. São José de Montenegro
Nestor Raschen - Col. Mauá de Santa Cruz do Sul
Ivan Renner - Sinodal de São Leopoldo
Daniela Roberta Haas - Educar-se de Santa Cruz do Sul
Silvia Betris Bender - Educar-se de Santa Cruz do Sul

 

 

 

 

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