Missão do Sinepe/DF tem semana de estudos no Rio Grande do Sul
Grupo com 25 profissionais visitou escolas e centros de inovação em Porto Alegre
O Rio Grande do Sul foi o destino escolhido para a oitava edição da Missão Técnica Nacional do Sinepe/DF. Entre os dias 12 e 18 de setembro, um grupo de 25 educadores e gestores, representando 13 instituições de ensino, tiveram contato com o sistema educacional do Estado, visitando escolas e aprendendo sobre a cultura gaúcha.
“Foram dias de muitas trocas, experiências e conexões. Tivemos oportunidade de conhecer não só escolas de Educação Básica, mas também conhecer espaços de relacionamento, networking e trocas, como o Instituto Caldeira e a PUCRS, uma incubadora de tantos novos negócios, inovações, construções e pesquisas”, relata a presidente do Sinepe/DF, Ana Elisa Dumont Scussel.
A comitiva conheceu diferentes modalidades de ensino, com variadas propostas pedagógicas. O roteiro passou pelo Instituto Caldeira, Colégio Anchieta, Escola Amigos do Verde, Escola Caramelada, Marista Ipanema, Tecnopuc Crialab, Museu da PUCRS, Colégio Santa Inês e Colégio Marista Rosário.
A coordenadora pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Marista Ipanema, Cristina Smidt Nunes, garante que o saldo da recepção foi bastante positivo. “Com muita alegria, acolhemos os gestores das escolas particulares do Distrito Federal em nosso colégio. Esses momentos são de muita aprendizagem e trocas. A educação se faz através da parceria e do diálogo e temos a certeza de que juntos conseguimos trabalhar diariamente por nossas infâncias e juventudes”, acredita.
Em solo gaúcho, o grupo viveu momentos importantes para a continuidade dos negócios e dos projetos pedagógicos. “A escolha das escolas foi importantíssima. Agradeço ao Sinepe/RS por essa curadoria, por ter nos acompanhado, indicado e aberto as portas das escolas de Porto Alegre para nos receber”, conclui Ana Elisa, presidente do Sinepe/DF.
O SINEPE/RS tem planos para 2024 continuar recebendo delegações de outros estados, assim como organizar missões próprias.