Painel SINEPE/RS divulga dados atualizados da educação privada no Estado
Rio Grande do Sul segue tendência nacional de crescimento na educação privada
Lançado em outubro de 2023, o Painel SINEPE/RS: Observatório da Educação no Rio Grande do Sul - uma plataforma que compila os principais dados da educação privada gaúcha - apresenta os dados atualizados do Censo Escolar de 2023, divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
O Estado segue a tendência nacional com crescimento na procura por instituições de ensino privado por parte dos alunos da educação básica. Em 2023, no Estado, foram realizadas 500.466 matrículas no ensino básico privado, o que representa um aumento de 8,8% em relação ao ano anterior. Com esse crescimento, a rede privada aumentou sua participação no total de matrículas na educação básica: dos 20,3% apresentados em 2022 para 22% em 2023.
Com isso, também foi percebido um aumento no número de docentes. Só na educação básica mais de 10 mil novos professores foram contratados. O crescimento aparece, ainda, no número de novos estabelecimentos educacionais: em um ano, 52 novas instituições privadas de ensino iniciaram seus trabalhos, o que representa um aumento de 2% em comparação com 2022.
Na educação infantil, o salto foi ainda maior. Em 2021, por conta da pandemia da Covid-19, escolas e creches viram o número de matrículas cair drasticamente. A partir de 2022, com o retorno de muitas atividades presenciais, a procura começou a apresentar crescimento. Em um ano, foram mais de 7 mil novas matrículas no setor privado e 700 novos professores contratados.
O Painel SINEPE/RS: Observatório da Educação no Rio Grande do Sul pode ser acessado por todos os associados da entidade por meio de login e senha. Caso ainda não possua esses dados, é possível fazer a solicitação para secretaria@sinepe-rs.org.br (necessário informar o CNPJ e instituição que está vinculado).