Parecer do CEEd/RS orienta sobre funcionamento das bibliotecas escolares
Documento institui normas e procedimentos para a criação e funcionamento de bibliotecas escolares
.jpg)
O Parecer do CEEd/RS nº 0004/2021, orienta as instituições de ensino integrantes do Sistema Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul com normas e procedimentos para a criação e funcionamento de bibliotecas escolares.
O documento traz orientações importantes, como o perfil do profissional que pode atuar na biblioteca escolar. Segundo o parecer : “O ideal é que cada Biblioteca Escolar possa contar com um bibliotecário habilitado, e um técnico, ou um profissional com treinamento em serviço, para atendimento aos usuários, em todos os turnos em que a escola estiver funcionando”. Como nem sempre é possível, a norma possibilita a admissão de “[...] um bibliotecário devidamente habilitado, responsável por supervisionar um grupo de Bibliotecas Escolares (no caso de uma rede que reúne várias instituições de ensino)”. Neste caso, cada Biblioteca Escolar deve dispor de um profissional que tenha condições especificadas descritas no documento.
O parecer aborda também sobre a quantidade de livros que devem estar disponíveis para cada etapa de ensino, além de outras informações sobre a estrutura da biblioteca escolar.