Partilha de conhecimento e afeto marcam encontros regionais do SINEPE/RS
Eventos foram importantes para debater aspectos de gestão escolar, mas também para falar e ouvir os pares sobre os principais desafios do mundo contemporâneo
Entre os dias 7 de outubro e 14 de novembro, o Sinepe/RS promoveu 11 encontros regionais pelo Estado. Esses momentos servem para aproximar a diretoria da entidade e as associadas, que se reúnem para trocar experiências e debater os assuntos latentes no dia a dia das instituições. Ao todo, as reuniões contaram com a presença de 200 gestores.
Segundo o presidente do Sinepe/RS, Oswaldo Dalpiaz, a visita às regionais é um ponto alto da gestão durante o ano, pois é um momento para que as associadas possam sentir a presença da diretoria junto a elas. “A diretoria tem muito a ouvir dos diretores das escolas, porque é lá que acontece a vida escolar. Os diretores têm muito a falar, e a diretoria, a ouvir. Ao mesmo tempo, a diretoria também tem muito a falar, e as escolas, a ouvir. É um momento de muitas trocas”, destaca.
Dalpiaz faz essa observação para ressaltar que os representantes da diretoria que visitam as regionais levam orientações, tiram dúvidas e apresentam alternativas para angústias dos gestores. Ao mesmo tempo, ouvem desses líderes quais são as principais dificuldades no cotidiano escolar, a fim de buscar soluções em conjunto.
O presidente relata que, ao longo do giro pelo Estado, os momentos de conversa ocuparam a maior parte do tempo de cada encontro. Entre os principais assuntos em pauta estiveram a inclusão, as recentes decisões e pareceres dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação, além de assuntos como calendário escolar e reajustes de matrículas.
“As informações são todas muito importantes. Há uma troca verdadeira, e esse posicionamento reflexivo sobre uma práxis pedagógica se revela extremamente útil, com propostas de caminhos para construirmos esse espaço escolar de maneira bastante humanizada”, observa a diretora pedagógica do Instituto Redentorista Menino Deus, de Passo Fundo, Márcia Bandeira Vargas Muccini.
Para ela, a unidade e a valorização do trabalho da escola particular fazem com que as instituições se sintam reconhecidas, a partir dessa postura de proximidade por parte da direção do sindicato.
Já a vice-diretora do Pallotti – Colégio Antônio Alves Ramos, de Santa Maria, Geonice Zago Tonini Hauschildt, classifica o encontro como imprescindível, já que fortalece o diálogo, a cooperação e a construção de soluções conjuntas. “O encontro foi extremamente positivo. É sempre bom ouvir as instituições em relação às suas demandas, bem como escutar as orientações do Sinepe/RS”, avalia.
O relato de Dalpiaz dá conta de que a equipe voltou para a sede do sindicato muito contente. “Fomos muito bem acolhidos, as pessoas se sentem bem em ter a diretoria junto porque nos sentimos muito amigos. Há um comprometimento mútuo. Se estivermos sempre juntos poderemos caminhar melhor e obter mais retorno das nossas ações”, acredita.
Confira o itinerário cumprido pela diretoria do Sinepe/RS:
- Regional Vale do Sinos (7/10, pela manhã)
- Regional Serra (7/10, à tarde)
- Regional Fronteira (17/10)
- Regional Metropolitana (23/10)
- Regional Sul (31/10)
- Regional Planalto (6/11)
- Regional Noroeste (7/11, pela manhã)
- Regional Missões (7/11, à tarde)
- Regional Vale do Taquari (13/11)
- Regional Centro (14/11, pela manhã)
- Regional Vale do Rio Pardo (14/11, à tarde)