PeNSE 2024 ajudará a traçar o quadro da saúde dos estudantes no pós-pandemia
Pesquisa será aplicada de abril a junho em instituições de ensino públicas e privadas do RS

De abril a junho, o IBGE irá aplicar a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2024), em parceria com o Ministério da Saúde e apoio do Ministério da Educação. No Rio Grande do Sul serão selecionadas escolas públicas e privadas da Capital e do interior para participar do estudo.
A PeNSE traz informações sobre alimentação, atividade física, cigarro, álcool, outras drogas, situações em casa e na escola, saúde mental, saúde sexual e reprodutiva, higiene e saúde bucal, segurança, uso dos serviços de saúde, características gerais dos escolares, características do ambiente escolar, entre outros. Serão ouvidos alunos(as) de 13 a 17 anos, em turmas, do 7º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio. Cada estudante receberá um celular para responder ao questionário e estima-se que seja necessário um período de aula para a aplicação.
No dia 04 de março o diretor do SINEPE/RS, Milton Gehrke, recebeu o responsável pela Seção de Pesquisas Sociais (SPS) da Superintendência Estadual do IBGE no RS, Marcelo Larratea, para tratar da aplicação da pesquisa. O representante do Instituto solicitou apoio do Sindicato para sensibilizar as direções das instituições de ensino para receber os técnicos do Instituto, facilitando o acesso às turmas e aos alunos a serem entrevistados e disponibilizando as instalações físicas necessárias para a realização da pesquisa.
O IBGE se comprometeu a repassar ao SINEPE/RS os resultados da pesquisa regionalizados e por setor (somente ensino privado) para que tenhamos um conhecimento mais aprofundado da realidade dos alunos do ensino privado.