Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • “Precisamos de alguém com um olhar de proteção e orientação para que o dia-a-dia na escola ocorra com maior tranquilidade”
05/07/2024

“Precisamos de alguém com um olhar de proteção e orientação para que o dia-a-dia na escola ocorra com maior tranquilidade”

Delegado da Regional Noroeste, Sedelmo Desbessel tem mais de cinco décadas de dedicação à educação e comenta os desafios e a importância do SINEPE/RS para as instituições locais

por Padrinho Conteúdo
“Precisamos de alguém com um olhar de proteção e orientação para que o dia-a-dia na escola ocorra com maior tranquilidade”

Educadores que constroem suas trajetórias dentro de instituições que foram parte de sua formação são muitos. Porém, dedicar-se por cinco décadas na construção do futuro de uma região promissora na área industrial é um feito para poucos. Sedelmo Desbessel foi aluno, professor e, desde 1992, atua como diretor do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann (CFJL), escola com mais de 95 anos de atividade na cidade de Horizontina. À frente da Regional Noroeste de SINEPE/RS e também da Faculdade Horizontina (FAHOR), ele acredita que a distância da capital é suprida pelo apoio do sindicato aos projetos das instituições de ensino da região, que abrange 12 municípios.

“Estamos a 550 quilômetros de distância de Porto Alegre. Para mim, sempre é muito importante realizarmos um trabalho motivador para as escolas para termos um sindicato cada vez mais forte e atuante no Rio Grande do Sul. Para nós, que estamos distantes, a presença do SINEPE/RS, por meio da delegacias regionais e de eventos e outras iniciativas, é de extrema importância”, conta Desbessel.

Num momento em que a região Noroeste vive um período de recessão devido à interrupção das atividades da fábrica da John Deere, localizada em Horizontina, o diretor afirma que a educação sentiu os efeitos.

“O Ensino Superior como um todo já estava com dificuldades e isso deixa as pessoas muito apreensivas, incluindo profissionais das escolas de ensino fundamental e médio”, explica.

Para enfrentar esses e outros desafios na educação, Desbessel afirma que a valorização das instituições, algo presente nas famílias de imigrantes europeus que ajudaram a construir a cidade, é primordial. “Nossas escolas são quase centenárias e foram construídas por esses imigrantes. As famílias locais valorizam as escolas privadas, pois sabem que oferecem uma série de valores e a certeza de que todas as atividades previstas serão cumpridas”, aponta.

Entre os diferenciais oferecidos pelas escolas da região, o diretor destaca as atividades complementares, como esporte, dança e teatro, que auxiliam na formação complementar dos estudantes. No Ensino Superior, porém, muitas instituições estão apenas com 60% das suas vagas ocupadas e é preciso buscar alternativas de receita para além das mensalidades. A dificuldade de encontrar professores especializados para ocupar algumas vagas também tem seu peso desafiador para os gestores.

“Dentro do estudo divulgado pelo Estado, a nossa região é a que tem a maior previsão de falta de profissionais. Os professores que estão chegando ao mercado apresentam muita dificuldade, cabendo à coordenação pedagógica das escolas o trabalho de complementação da formação”, avalia Desbessel.

Diante de um cenário repleto de mudanças, o delegado da Regional Noroeste acredita na força sindical para superar os problemas e também criar novos projetos para a educação da região.

“Acreditamos que o SINEPE/RS é fundamental para as nossas instituições. Precisamos de alguém com um olhar de proteção e orientação para que o dia-a-dia na escola ocorra com maior tranquilidade”, finaliza.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar