Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025 conhece seus vencedores
Revelação dos premiados levou emoção ao palco do teatro do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre
Em uma noite marcada pela celebração, o SINEPE/RS revelou os vencedores do Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025. O evento reuniu instituições finalistas, autoridades, jurados e convidados para reconhecer os trabalhos que se destacaram com projetos que evidenciam a qualidade do ensino praticado no Estado. A cerimônia ocorreu no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS FOTOS DO EVENTO
Depois de um hiato em 2024, em solidariedade às instituições atingidas pela enchente que assolou o Estado, o Prêmio Inovação SINEPE/RS foi retomado com a força habitual. Ao todo, 132 projetos foram apresentados por 61 associadas. Esta edição contou com patrocínio da FTD Educação.
Em seu discurso, o presidente do SINEPE/RS, Oswaldo Dalpiaz, lembrou que, independentemente do período histórico e cultural, o sindicato sempre seguiu firme em sua caminhada, superando dificuldades e apontando caminhos. “As diretorias sempre apoiaram as instituições associadas para que se sentissem seguras e confiantes nas suas decisões, além de se abrirem a outras entidades educativas, pois somente formando uma integração fortalecida poderiam ter melhores resultados no processo educativo. Por isso, o SINEPE/RS é um sindicato que tem credibilidade e respeito das entidades associadas e da sociedade”, observou.
A presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd/RS), Fátima Rodrigues Ehlert, falou da importância do SINEPE/RS como articulador do ensino privado, levando informação e buscando alternativas para os mais diversos desafios. “Precisamos acreditar na escola como o espaço que ensina, forma e prepara. Ela precisa ensinar, mas também deve formar e conscientizar para a construção de uma sociedade melhor. É na escola que convivemos com as diferenças, construímos e reconstruímos conceitos”, defendeu.
Já a promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Cristiane Corrales, abordou o quanto o contexto da sociedade atual desafia a Educação. Ela citou as questões climáticas e a relação com a tecnologia como símbolos dessa realidade. “Precisamos fazer com que os alunos, tanto da escola pública quanto da privada, tenham as melhores condições. Há, ainda, outros desafios. É um contrato diferente de outro qualquer porque as famílias entregam o que elas têm de mais valioso”, afirmou.
Entre novatos e velhos conhecidos
Para alguns finalistas, a expectativa de levantar mais um troféu (ou até mais) não chega a ser novidade – ainda assim, é sempre um momento especial. É o caso do Colégio Santa Inês, que costuma participar e se destacar. “São projetos tradicionais para a escola, mas a gente mostra como é possível renová-los todos os anos. Acredito que este seja o principal objetivo de um profissional ao trabalhar dentro de uma escola: trazer inovação e potência para os projetos pedagógicos multidisciplinares”, avaliou a coordenadora de Comunicação e Marketing da instituição, Camila Ribeiro.
Por outro lado, caras novas também apareceram. A participação foi uma novidade para a Escola Técnica Cristo Redentor, que encontrou na competição uma forma de enriquecer a experiência de todos os estudantes. “Ver o ensino técnico ocupando esses espaços é muito lindo e gratificante. A partir de agora, todos os nossos componentes curriculares vão manter projetos para ocuparmos ainda mais esses espaços e levarmos o ensino técnico a lugares que ele ainda não foi”, comentou a coordenadora pedagógica, Jéssica Antunes.
O vice-diretor pedagógico da escola, Fernando Michel, disse que o ensino técnico às vezes fica no limbo entre o Ensino Médio e o Superior, mas que segue buscando mais espaço. “Tem muito mercado para a formação técnica e estamos em um momento de resgatar isto. Estamos muito felizes e queremos voltar nos próximos anos”, garantiu.
A psicóloga Marisa Borella foi jurada da categoria Estudante Protagonista e gostou muito do que viu nos trabalhos apresentados desde as primeiras fases do prêmio. “Foi muito significativo participar como avaliadora, tendo contato com projetos em que os alunos foram protagonistas, com a supervisão e o acompanhamento dos professores, além do envolvimento da família na escola. Afinal, são as duas instituições mais importantes para o ser humano”, evidenciou.
Jubilares
Antes da revelação mais esperada da noite, houve outro momento especial: o reconhecimento às instituições que este ano completaram 75, 125 e 175 anos de contribuição à sociedade. "É um espírito de formação integral e responsabilidade com o próximo que atravessa o tempo e chega até nós. Celebramos a capacidade de permanecer, evoluir e servir às nossas comunidades em todas as etapas da história”, afirmou o diretor do Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga, Edinei Daniel Steffen, que falou em nome das homenageadas.
Confira a relação:
75 anos
Colégio Marista Pio XII, de Novo Hamburgo
Colégio Salvatoriano Bom Conselho, de Passo Fundo
125 anos
Colégio Bom Jesus Sévigné, de Porto Alegre
Colégio Santa Catarina, de Novo Hamburgo
Colégio Imaculada Conceição, de Dois Irmãos
175 anos
Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga
Vencedores
A emoção dos longevos homenageados deu lugar à apreensão dos finalistas quando chegou o momento de conhecer os vencedores de cada categoria do Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025. Antes da grande revelação, foram reconhecidas com Menção Honrosa as instituições que apresentaram trabalhos de destaque mas que, devido ao alto nível de competitividade, ficaram de fora do pódio por apertada margem de diferença, ocupando do quarto ao sexto lugar:
Menção Honrosa – Comunicação e Marketing
Colégio Murialdo, de Caxias do Sul
Colégio Madre Imilda, de Caxias do Sul
Colégio Bom Conselho, de Porto Alegre
Menção Honrosa – Estudante Protagonista
Colégio Santa Inês, de Porto Alegre
Colégio Farroupilha, de Porto Alegre
Menção Honrosa – Gestão Institucional
IENH – Instituição Evangélica de Novo Hamburgo
Escola de Ensino Médio Caminho do Saber, de Caxias do Sul
Menção Honrosa – Responsabilidade Social
Colégio La Salle São João, de Porto Alegre
IENH – Instituição Evangélica de Novo Hamburgo
E eis que era chegada a hora de saber quem foram os agraciados com o ouro, a prata e o bronze. A cada categoria apresentada, vídeos explicando os projetos eram apresentados ao público. A seguir, as instituições eram chamadas ao palco e posicionadas em frente ao telão, que fazia a revelação, diante de uma plateia apreensiva. Os segundos de tensão davam lugar à euforia e aos aplausos do público. No palco, congraçamento entre os finalistas, que se parabenizavam mutuamente.
Confira a relação completa dos vencedores:
Comunicação e Marketing
Ouro – Conexões Reais: Missão, visão e valores em ação – Escola Santa Mônica, de Pelotas
Prata – Rústica 40 Anos: Cada passo conta uma História – Colégio Santa Inês, de Porto Alegre
Bronze – Mulheres que inspiram – Colégio Santa Inês, de Porto Alegre
Gestão Institucional
Ouro – Lidando com tópicos controversos na sala de aula – Pan American School, de Porto Alegre
Prata – Raízes Fortes, Tempo de Cuidar – Colégio Agrícola de Veranópolis (Avaec), de Veranópolis
Bronze – Feira Internacional Maristas Pelo Mundo – Colégio Marista Ipanema, de Porto Alegre
Responsabilidade Social
Ouro – Transformação de resíduos pesqueiros em soluções sustentáveis – Escola Técnica Cristo Redentor, de Porto Alegre
Prata – Empatia em Ação, juntos prosperamos: a construção de uma cultura de responsabilidade social na Pan American School de Porto Alegre – Pan American School, de Porto Alegre
Bronze – Campanha Colégio Farroupilha Ajuda – Colégio Farroupilha, de Porto Alegre
Estudante protagonista
Ouro – Explorando o universo com protagonismo estudantil – Colégio Madre Imilda, de Caxias do Sul
Prata – Transformação de resíduos pesqueiros em soluções sustentáveis – Escola Técnica Cristo Redentor, de Porto Alegre
Bronze – Projeto Mediação: Promovendo a convivência e a colaboração entre os estudantes do Colégio Leonardo Da Vinci Beta – Colégio Leonardo da Vinci Beta, de Porto Alegre