16/08/2018
Referencial Curricular Gaúcho passará por consulta pública no período de 27 a 31 de agosto
Escolas particulares estão convidadas a mandar sugestões nesse período
O Referencial Curricular Gaúcho, que irá dizer "o quê" deve ser tratado nos currículos, passará por consulta pública no período de 27 a 31 de agosto. As escolas particulares estão convidadas a mandar sugestões nesse período por **[esta plataforma](curriculo.educacao.rs.gov.br/Sobre/Index)**. A aprovação do Referencial Curricular Gaúcho está prevista para ocorrer até 30 de novembro.
**Saiba mais sobre o Referencial Curricular Gaúcho**
Lançado em abril deste ano, o Referencial será um balizador na construção dos currículos nas escolas. Podem entrar questões de variação linguística, danças folclóricas, fauna e flora, história, artistas gaúchos, o que for regional e importante para as instituições de ensino do Rio Grande do Sul. Em entrevista à GaúchaZH, a diretora pedagógica da Seduc, Sônia Rosa, explicou o objetivo do programa: "O Referencial não vai dizer "como" os temas devem ser tratados, e sim "o quê". O "como" será de autonomia das escolas". A iniciativa da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) conta com apoio do SINEPE/RS, da Undime e da FAMURS.
**Sobre a BNCC**
A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
**Mais informações**
Para mais informações, faça contato pelo e-mail: referencialcurriculargaucho@gmail.com.