Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Resultado da primeira chamada do Prouni 2023 está disponível
15/03/2023

Resultado da primeira chamada do Prouni 2023 está disponível

Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações, disponibilizadas no ato da inscrição, até 16 de março

por Assessoria de Comunicação do MEC
Resultado da primeira chamada do Prouni 2023 está disponível
Foto: João Bittar/MEC

Está disponível o resultado da primeira chamada do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), correspondente ao primeiro semestre de 2023, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e nas instituições de ensino participantes. Os candidatos pré-selecionados devem se atentar ao prazo da próxima etapa, de comprovação de informações, que vai de 7 a 16 de março.  

Durante esse período, ao comparecerem, de forma presencial ou virtual, às respectivas instituições para a qual foram pré-selecionados, os estudantes deverão apresentar os documentos que comprovem as informações entregues no momento da inscrição. Informações sobre horário e local, assim como a possibilidade de aplicação de processo seletivo próprio, precisam ser confirmadas diretamente na entidade de ensino.    

O resultado da segunda chamada do Prouni será realizado no próximo dia 21 de março, dando início na mesma data ao período de comprovação de informações, que terminará no dia 30 de março. Caso não seja selecionado em nenhuma das duas chamadas, o candidato poderá manifestar interesse na lista de espera durante os dias 5 e 6 de abril e deverá aguardar a divulgação do resultado, que acontecerá em 10 de abril. Sendo pré-selecionado, o candidato passará para a fase de comprovação de informações, que vai de 10 a 19 de abril.  

O registro no sistema do Prouni da aprovação ou reprovação do candidato pré-selecionado em lista de espera e a emissão do Termo de Concessão de Bolsa ou Termo de Reprovação deverão ser realizados pelas instituições de educação superior durante o período de 20 de abril a 2 de maio, conforme edital.  

O primeiro processo seletivo do Prouni neste ano foi encerrado com 574.548 candidatos inscritos. O sistema também registrou 1.104.509 inscrições realizadas, já que cada pessoa teve direito a escolher até dois cursos. Esta edição do primeiro semestre do Prouni 2023 superou a do Prouni 2022 do mesmo período, que registrou 544.755 inscritos. O número de bolsas ofertadas é recorde desde 2005, quando o Programa foi lançado, superando 290 mil.  

Prouni – o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O Programa, que ocorre duas vezes ao ano, tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. Em contrapartida, é oferecida a isenção de tributos às instituições que aderem ao Programa.  

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar