SINEPE/RS comemora 77 anos com foco em inovação e fortalecimento do ensino privado gaúcho
Entidade celebra conquistas e reforça compromisso com diálogo, formação docente e transformação digital
No dia 3 de dezembro, o SINEPE/RS chega aos 77 anos de existência com muito para comemorar. Isso porque 2025 foi um ano de muitas novidades e intensos trabalhos juntos às escolas associadas. Para o presidente do Sindicato, Oswaldo Dalpiaz, o objetivo central é levar adiante os interesses educacionais das instituições privadas de ensino e, para isso, foram eleitas duas estratégias: a proximidade com as escolas e o diálogo constante com outras entidades, como o Conselho Estadual de Educação (CEEd/RS) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
O ano foi marcado por negociações sindicais bem-sucedidas e pela realização do 18º Congresso do Ensino Privado, que contou com a participação de cerca de 1,6 mil pessoas. Além disso, o SINEPE/RS dedicou esforços à orientação sobre o Novo Ensino Médio e, de forma especial, sobre o desafio da inclusão. Dalpiaz também destaca a atuação da entidade na oferta de conteúdos especializados. "Temos um número bem significativo de vídeos e reportagens à disposição das associadas nas nossas plataformas SINEPE Play e Educação em Pauta. Isso permite que educadores e gestores tenham acesso a uma biblioteca virtual com muito valor, com muita qualidade e de muito apoio", avalia o presidente.
Planos para o próximo ano
Para 2026, a diretoria pretende aprofundar assuntos como a segunda etapa da implementação do Novo Ensino Médio, a capacitação de lideranças, a formação docente e o trabalho de assessoria sobre educação inclusiva. Também está prevista uma atuação ativa nos debates da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) sobre temas cruciais para o futuro da educação, como questões socioemocionais, habilidades e competências na matriz curricular e, principalmente, o uso ético do mundo digital e da inteligência artificial na gestão e na sala de aula.
"Temos muitos desafios pela frente e acredito que faremos um trabalho bonito de estar ao lado das entidades, apoiando-as em tudo aquilo que elas necessitam," destaca Dalpiaz.