SINEPE/RS e Governo do Estado discutem parcerias estratégicas para 2026
Reunião entre a diretoria do Sindicato e a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia abordou a participação do ensino privado em programas estruturantes e políticas públicas de longo prazo
No dia 08 de janeiro o presidente do Sindicato, Oswaldo Dalpiaz, acompanhado do vice Jorge Augusto Feldens e dos diretores Bruno Eizerik e Carlos Milioli, estiveram reunidos com a secretária de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. Também participaram representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), da Superintendência da Educação Profissional do Estado (SUEPRO), da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) e instituições de ensino superior.
O objetivo da reunião foi discutir as possibilidades de participação da rede privada de ensino com fins lucrativos em iniciativas estratégicas do Governo do Estado, especialmente no PROPAG e no programa RS Talentos. Na avaliação do presidente do SINEPE/RS, Oswaldo Dalpiaz, o encontro reforçou a importância de o ensino privado participar de forma estruturada das discussões estratégicas do Estado. “O SINEPE/RS está comprometido em contribuir com propostas que fortaleçam a formação de capital humano e a inovação, áreas essenciais para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, afirmou.
Durante a reunião, a secretária Simone Stülp destacou que o Estado vive uma janela de oportunidades para a formulação de políticas públicas estruturantes e ressaltou o papel do SINEPE/RS na organização e apresentação de propostas do setor privado. Foram abordadas, ainda, diretrizes da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – PECTI 2025–2030, com ênfase na inovação educacional, na formação de capital humano e no fortalecimento do ecossistema de inovação do Estado.
Também foram apresentadas informações sobre o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do Rio Grande do Sul, que tem na formação de capital humano e na inovação eixos centrais para o desenvolvimento econômico sustentável. Também foi antecipado que no final de janeiro deverá ser lançado um edital de credenciamento voltado à oferta de formação técnica vinculada ao ensino integral, com foco no Ensino Médio.
Em relação ao PROPAG, foi esclarecido que o programa é tratado no núcleo estratégico do Governo do Estado e que sua operacionalização ainda está em definição. Há previsão de lançamento de um edital no final de 2026. Nesse contexto, foi reforçada a importância de um planejamento articulado, com a participação propositiva do SINEPE/RS, considerando o impacto estrutural do programa para o Estado ao longo das próximas décadas.
Como encaminhamento, ficou definida a continuidade do diálogo entre o Governo do Estado e o setor privado, com a realização de novas reuniões para aprofundar as discussões e construir propostas conjuntas. A próxima reunião está agendada para o dia 29 de janeiro, no turno da manhã.