Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Boas práticas do Colégio Sinodal Rui Barbosa em tempos de pandemia
29/07/2020

Boas práticas do Colégio Sinodal Rui Barbosa em tempos de pandemia

Escola realiza atividades para manter o contato das crianças com a música e a dança

por Juliana Viganigo
  • enviado
    pelo associado
Boas práticas do Colégio Sinodal Rui Barbosa em tempos de pandemia
Maestrina Gabriele da Silva Agne busca manter o contato das crianças com a música

O Colégio Rui Barbosa, de Carazinho, está desenvolvendo uma série de projetos online durante a pandemia, envolvendo música e dança com a Educação Infantil. Também tem promovido encontros com as famílias dos pequenos. Confira mais detalhes sobre esses projetos:

Ensaio on-line do Coral Infantil

“A prática On-line de Canto Coral surgiu a partir do pensamento da Maestrina do grupo em manter o contato das crianças com a música na época de isolamento social. Estando todos muito ligados e conectados à tecnologia, desafiar-se a praticar o canto em grupo por meio de videochamadas pareceu e está sendo uma ótima alternativa. As crianças esperam ansiosamente o dia dos encontros, que acontecem semanalmente e duram cerca de 40 minutos, envolvendo teoria, técnica vocal, repertório variado e prática musical, entre outros temas. Enquanto não forem possíveis os encontros presenciais, continuaremos firmes, fortes e entusiasmados nessa prática, que vem dando muito certo!”

Aulas de Dança on-line

No Colégio Sinodal Rui Barbosa de Carazinho, as aulas de Dança (uma das atividades complementares da instituição - Rplus) estão sendo desenvolvidas na modalidade on-line, para os grupos de dança a partir do 4ºAno do EF.  Os encontros acontecem uma vez por semana, em turno inverso ao da aula regular, com a duração de uma hora. Fazem parte da rotina da aula, além das sequências coreográficas, exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, o que, em tempos de isolamento social, corrobora a promoção da saúde e do bem-estar. E, ainda, muito importante, os estudantes estão tendo a possibilidade de estar com seu grupo e a sua Professora, fortalecendo os laços afetivos e o amor à dança e ao movimento.

 

Um Fio de Prosa com as famílias da Educação Infantil

Em julho, o Colégio Sinodal Rui Barbosa realizou encontros com o tema: Escola e Família, um fio de prosa. Foram encontros por videochamadas com as famílias da Educação Infantil, os quais tiveram como proposta criar espaços de narrativas, acolhendo os múltiplos olhares sobre as aprendizagens e experiências vividas no isolamento social. Neles, as famílias foram convidadas a contar sobre suas experiências, resultando em emocionantes depoimentos sobre as maneiras que estão encontrando para ressignificar suas vivências com as crianças. A partir disso, foram sendo realizadas trocas de apoio, em que as Professoras, a Coordenação Pedagógica, o Serviço de Psicologia e a Direção Escolar puderam tecer fios de cuidado e afeto, fortalecendo os laços com as famílias, mesmo em ambiente digital. O ‘fio de prosa’ foi muito significativo e trouxe retornos positivos por parte da comunidade escolar.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar