Colégio Portoá é inaugurado em Porto Alegre
A unidade de ensino foi apresentada à imprensa e convidados na manhã desta segunda-feira (24); as aulas do 1º ao 5º ano começaram à tarde
- enviado
pelo associado

A Associação Beneficente e Educacional de 1858 (ABE 1858), mantenedora do Colégio Farroupilha e pioneira na Educação do Rio Grande do Sul, inaugurou nesta segunda-feira (24/2) uma nova instituição de Educação Básica em Porto Alegre: o Colégio Portoá.
O presidente da ABE 1858, Christian Voelcker, a diretora-geral da ABE 1858, Marícia Ferri, e a diretora do Colégio Portoá, Alice Jacques discursaram durante a cerimônia e apresentaram a estrutura e a equipe da nova instituição de ensino, que fica na rua Guilherme Schell, 350, no bairro Santo Antônio, onde antes funcionava o campus da ESPM. As aulas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – do 1º ao 5º ano – tiveram início na mesma tarde para 330 alunos. A capacidade da unidade de ensino é de mil estudantes. As matrículas seguem abertas pelo site www.portoacolegio.com.br. A previsão é de que as demais turmas, dos Anos Finais – 6º ao 9º – ao Ensino Médio, sejam oferecidas em 2026.
A área total de 4.618,45m² abriga auditório, salas multiúso, laboratórios de Química, Física e Biologia, espaço maker – que estimula experimentos e a busca por soluções tecnológicas –, além de uma quadra esportiva.
“Há mais de um ano procuramos um lugar para onde pudéssemos nos expandir e que cumprisse uma série de requisitos. Ao visitar as instalações pela primeira vez, naquele momento, podemos vislumbrar o potencial que o espaço tinha para se transformar em um ambiente de aprendizado, crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. Nós temos que estar numa região onde está o público que nós precisamos atender. E aí coincidiu com o interesse da ESPM de nos repassar essa sede”, explicou Christian Voelcker.
A escola tem como base o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, valorizando a conectividade, o empreendedorismo e a sustentabilidade. Conforme a diretora Alice Jacques, a intenção também é preparar os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. “A ideia é que eles cheguem aqui, logo no seu primeiro dia, e sejam integrados a um trabalho pedagógico de formação acadêmica de excelência, mas também de ética, pensando nos valores que este cidadão irá atingir na sua integralidade", afirmou ela.
O nome Portoá resgata a história dos imigrantes alemães que partiram de seus portos de origem em busca de novas oportunidades e desembarcaram no Rio Grande do Sul. O propósito é que o colégio simbolize um porto de embarque para os alunos em suas jornadas de aprendizado e crescimento. Sobre a ABE 1858
A Associação Beneficente e Educacional de 1858 (ABE 1858) é uma instituição filantrópica. Foi fundada há 167 anos com o nome de DeutscherHilfsverein (Associação Beneficente Alemã) para auxiliar imigrantes que chegavam ao Rio Grande do Sul. Em 1886, a associação beneficente inaugurou o Colégio Farroupilha, então chamado KnabenschuledesDeutschenHilfsverein (Escola de Meninos da Associação Beneficente Alemã). A ABE 1858 mantém, além do Colégio Portoá, o Colégio Farroupilha, em Porto Alegre, e uma sede campestre, em Viamão, além da Escola de Professores Inquietos, na Capital gaúcha, voltada para a formação continuada de educadores. A instituição tem mais de 3 mil estudantes e cerca de 600 educadores.