Colégio Sinodal de Sapiranga é homenageado pelos 175 anos
Instituição será celebrada pelo SINEPE/RS em 5 de dezembro, no teatro do prédio 40 da PUCRS, junto a outras seis escolas jubilares
Com um professor e 31 alunos, em 1850, a Colônia Alemã de São Leopoldo, hoje Sapiranga, contava com uma escola comunitária, nascida da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana. Passados 175 anos, o hoje Colégio Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga celebra quase dois séculos de história com uma homenagem do SINEPE/RS
Inicialmente, as atividades escolares eram feitas na casa dos moradores, depois no templo da comunidade e, por fim, em 1880, ganhou o primeiro prédio escolar. 60 anos depois, adotou o nome Escola Duque de Caxias e abriu as portas para estudantes de outras religiões.
“Nas décadas seguintes, ampliou gradativamente seus níveis de ensino e componentes curriculares, sempre mantendo a ênfase na qualidade e na formação integral. O crescimento acelerou especialmente a partir dos anos 1990, com a criação do Ensino Médio e dos Cursos Técnicos, além da incorporação de novas unidades e parcerias”, conta o diretor Edinei Steffen.
Para Steffen, a escola mantém viva a missão de formar cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com o bem comum. Entre os projetos de destaque estão ações de internacionalização – com projetos bilíngues, intercâmbios anuais, entre outras parcerias – que abre horizontes globais para alunos e professores.
“Além disso, ações voltadas para pesquisa, inovação e empreendedorismo têm ganhado força, incentivando estudantes a pensar de forma criativa e sustentável”, complementa o diretor.
Homenageadas pelo SINEPE/RS
Além do Centro Sinodal de Ensino Médio, o Colégio Nossa Senhora Medianeira (Candelária), o Bom Jesus Sévigné (Porto Alegre), o Colégio Salvatoriano Bom Conselho (Passo Fundo), o Colégio Marista Pio XII (Novo Hamburgo), o Colégio Imaculada Conceição (Dois Irmãos) e o Colégio Santa Catarina (Novo Hamburgo) também serão homenageados pelo Sindicato. A iniciativa tem como objetivo valorizar o trabalho das instituições de ensino privadas gaúchas e reconhecer sua história. A homenagem ocorre no dia 5 de dezembro, no Teatro do Prédio 40 da PUCRS.