Diretoria do SINEPE/RS realiza planejamento para 2025
Encontro reuniu diretores, funcionários e delegados regionais durante dois dias
Pensar iniciativas e estratégias para encarar os desafios que o ano de 2025 reserva para a educação privada do Rio Grande do Sul. Foi com este objetivo que, nos dias 20 e 21 de novembro, a diretoria do SINEPE/RS, acompanhada dos delegados regionais e funcionários da entidade, se reuniram para debater o planejamento de ações e projetos do sindicato.
A programação do encontro foi aberta pelo diretor Carlos Milioli, com uma apresentação abordando as ameaças que podem impactar a sociedade nas próximas décadas, baseado no livro “Mega-ameaças”, de autoria de Mouriel Roubini. Na sequência, Bruno Eizerik, segundo vice-presidente da entidade, apresentou alguns cenários da Educação Básica do ensino privado para os próximos anos no Estado, fala que foi seguida pelo presidente Oswaldo Dalpiaz ao revisar a missão, a visão e os valores do sindicato. “Os cenários são dinâmicos e, por isso, precisam ser conhecidos, situar-se em relação a eles e aproveitar as oportunidades que eles apresentam”, pontuou.
Ele também destacou a importância da proximidade do SINEPE/RS com as escolas associadas, já que as instituições buscam orientações sobre diversos temas junto ao sindicato. Uma outra estratégia proposta para 2025 é tornar a diretoria uma representante das escolas junto aos demais setores ligados à educação, como a Secretaria e o Conselho Estadual e também o Ministério Público. “É preciso buscar integração com esses setores para que as nossas energias sejam multiplicadas e o nosso trabalho tenha maior efeito. Se trabalharmos integrados, nós vamos ter muito mais força”, destacou o presidente.
A segunda parte da reunião foi voltada para as discussões dos projetos e ações que o SINEPE/RS propõe para o próximo ano. Entre os assuntos abordados estavam o fortalecimento das Delegacias Regionais, normativas relacionadas à inclusão e como o sindicato pode auxiliar as escolas quanto ao tema, o fortalecimento da atuação da entidade no Ensino Superior e profissionalizante e a capacitação voltada à liderança escolar. Novas propostas para as áreas jurídica e pedagógica e o aprimoramento dos canais de comunicação e formação, como o portal Educação em Pauta e o Sinepe RS/Play também foram tratados.
“Queremos aprimorar essas plataformas e ajudar o setor do Ensino Superior, que está passando por dificuldades. O número de alunos está diminuindo e as licenciaturas estão perdendo força. O SINEPE/RS tem que estar junto do Ensino Superior para fortalecer as instituições e ajudá-las a enfrentar essas situações”, finaliza Dalpiaz.