Educação Básica: negociações com técnicos foram encerradas nesta quinta-feira
Reajuste salarial ainda está em discussão com os docentes
A sétima semana de negociações da Educação Básica foi marcada pelo encerramento das tratativas entre SINEPE/RS e Sindicatos dos Técnicos em Administração Escolar. Os trabalhadores aceitaram a proposta de reajuste salarial apresentada pelo sindicato patronal - 4% em maio e a integralização do INPC (6,22%) em novembro -, mas solicitaram a revisão da proposição sobre a relação do quadro de funcionários. O SINEPE/RS se comprometeu a analisar o pedido e encaminhar uma nova redação ao longo da semana. Os sindicatos se reunirão na próxima quinta-feira (13) para uma última revisão das cláusulas negociadas.
Em relação aos professores, os sindicatos ainda não chegaram a um consenso referente à reposição salarial para os trabalhadores. A proposta do SINEPE/RS é de reajuste de 4% em maio e a integralização do INPC (6,22%) em novembro, enquanto os docentes reivindicam o pagamento de 2% em março, 2% em maio e a integralização do valor total em agosto. Outra cláusula que gera divergências entre as categorias é a relação do quadro de funcionários, a qual prevê o compartilhamento, pelas instituições, de dados cadastrais dos trabalhadores aos sindicatos. A preocupação do SINEPE/RS é em ajustar a cláusula aos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a fim de evitar que as instituições venham a sofrer punições judiciais. Contudo, o argumento dos professores, assim como no caso dos técnicos, é de que a proposta dificulta o trabalho e a comunicação do sindicato laboral junto aos trabalhadores. O item será analisado pelas categorias para uma definição na próxima semana. No encontro ainda foram finalizadas as redações de cláusulas como a do desconto ao dependente, licença-interesse, estabilidade do aposentando e contribuição assistencial ao Sinpro/RS. A expectativa dos sindicatos é finalizar as negociações no próximo encontro.
Confira:
Acompanhe os principais conteúdos da educação também nas redes sociais. Assine nossa newsletter (formulário no rodapé da página) e se inscreva na TV SINEPE/RS no Youtube.