SINEPE/RS Play traz episódio inédito sobre primeiros socorros na escola
Vídeo explica, de forma didática, o que fazer quando crianças e adultos precisam do auxílio antes de a assistência médica chegar
.jpg)
O que fazer quando um aluno precisa de primeiros socorros? Ou um colega de trabalho? Uma situação que, em um primeiro momento, provoca apreensão deve ser tratada com muita calma e cautela. E para ajudar a comunidade escolar a agir com conhecimento técnico, o SINEPE/RS Play está com um episódio disponível sobre o assunto. Clique aqui e acesse. - (o acesso é gratuito, mediante um simples cadastro)
O vídeo é apresentado pelo coordenador de Enfermagem da Factum e diretor do Instituto de Capacitação em Saúde, Darlan da Rosa. Ele explica de forma didática, desde o que são os primeiros socorros e em quais casos devem ser realizados. Para quem tem dúvida, os primeiros socorros são atendimentos preliminares prestados até a chegada da assistência médica. Estudos comprovam que eles são fundamentais para garantir a sobrevida ou recuperação das vítimas.
Os primeiros socorros são essenciais em situações de convulsão, queimadura, sangramento, traumas, engasgo e parada cardiorrespiratória. Uma das ações mais conhecidas é a Manobra de Heimlich, aquele abraço por trás para salvar alguém de engasgo. No vídeo, uma das demonstrações que Rosa faz é a forma correta de realizar a manobra, além de o que fazer em casos de sangramento, fratura e parada cardiorrespiratória.
Há seis anos as escolas de todo Brasil são obrigadas a ter professores e colaboradores capacitados em primeiros socorros. Esta obrigatoriedade está prevista na Lei Lucas, que prevê treinamento em primeiros socorros em estabelecimentos educacionais e de recreação infantil. O nome é uma homenagem a Lucas Begalli, 10 anos, que morreu engasgado em uma excursão escolar após professoras não saberem como agir, em 2017.
Sobre o SINEPE/RS Play
A plataforma de vídeos em streaming do SINEPE/RS é uma ótima opção para gestores e educadores estarem sempre atualizados e informados sobre tópicos importantes da educação. Com dezenas de séries e episódios sobre pedagogia, gestão, marketing, jurídico, financeiro e inclusão, qualquer pessoa pode acessar, de forma gratuita, mediante cadastro.
As videoaulas têm tempo médio de duração de 20 minutos. Na plataforma também é possível encontrar podcasts e documentos. Clique aqui e conheça o streaming.