Educação Superior tem nova rodada de negociações
Reajuste salarial foi destaque das discussões desta terça-feira (30)
Na quarta semana de negociações da Educação Superior, o foco das discussões entre o SINEPE/RS e o Sindicato dos Professores e de Técnicos em Administração Escolar foi o reajuste salarial para as categorias. Assim como na Educação Básica, o pedido dos docentes é de reposição do INPC. Já, os técnicos pedem além da reposição, um ganho real de 1%.
No encontro com os docentes, o SINEPE/RS relembrou, que os pedidos relativos ao calendário letivo seguem em análise. Em relação aos itens apresentados pela categoria sobre as atividades acadêmicas específicas e a oferta de disciplinas por tutoria, o SINEPE/RS ressaltou que as reivindicações têm reflexo financeiro às IES e, portanto, haverá dificuldade para negociar essas cláusulas, visto o atual cenário econômico das instituições. Esse também foi o argumento do Sindicato frente ao pedido de reajuste salarial da categoria, assunto central da reunião. Não se chegou a um consenso sobre o tema e o assunto entrará em pauta novamente no próximo encontro.
Em relação aos técnicos, o sindicato patronal informou que recebeu o documento com as sugestões de ajustes na redação de algumas cláusulas e que das doze claúsulas sugeridas, apenas quatro são efetivamente ajuste de redação, nas demais trata-se de alteração na cláusula, o que significa uma discussão sobre o conteúdo e não mera alteração de redação. Conforme combinado na última semana, o SINEPE/RS também encaminhou na manhã desta terça-feira (23), para revisão dos técnicos, a redação das cláusulas referentes a esses assuntos: uniões estáveis a todos os casais; possibilidade de manutenção do desconto nas mensalidades durante o semestre letivo em que se der a rescisão de contrato, em caso de rescisão consensual; garantia da manutenção de desconto em casos de suspensão de contrato; e banco para descanso. As alterações foram apresentadas e discutidas pelos sindicatos na reunião. O último ponto abordado foi a questão do reajuste salarial para a categoria. Diferente das negociações com a Educação Básica, onde houve uma proposta de reajuste parcelado, o SINEPE/RS ressaltou que o cenário na Educação Superior é diferente, e apresenta maiores dificuldades para a oferta do reajuste, ou mesmo negociação de cláusulas com repercussão econômica. Os sindicatos se comprometeram a buscar alternativas para viabilizar a questão a ambas as categorias. O próximo encontro ocorrerá na terça-feira, 06/04.
Confira:
Acompanhe os principais conteúdos da educação também nas redes sociais. Assine nossa newsletter (formulário no rodapé da página) e se inscreva na TV SINEPE/RS no Youtube.