Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Educação Superior tem segunda rodada de negociações
17/03/2021

Educação Superior tem segunda rodada de negociações

Encontros foram marcados pela apresentação das reinvindicações dos sindicatos laborais

por Alana Schneider
Educação Superior tem segunda rodada de negociações
Segunda rodada de negociações com os Técnicos em Administração Escolar da Ed. Superior

Na tarde desta terça-feira (16/03), ocorreu a segunda rodada de negociações entre o SINEPE/RS e os Sindicatos dos Professores e dos Técnicos em Administração Escolar da Educação Superior. Nos encontros, os trabalhadores apresentaram suas reivindicações.

Em relação aos professores foi trazido o tema referente ao calendário letivo. O sindicato laboral pede que, além do adiantamento do feriado do Dia do Professor para 11/10, uma semana de recesso no mês de julho e as férias em janeiro e fevereiro sejam padronizadas, isto é, mesmo com datas diferentes, as instituições devem respeitar o mesmo intervalo mínimo de tempo. Outra reinvindicação do sindicato laboral é o número de alunos por turma – 60 alunos em cursos presenciais e 110 em cursos EAD – e a necessidade de buscar alternativas para evitar que, durante o ensino remoto, cursos presenciais transmitam a mesma aula para mais de uma turma. Os professores também pediram maior envolvimento das instituições no custeio tecnológico dos docentes para a realização das aulas virtuais. O SINEPE/RS avaliará as proposições trazidas pelos docentes levando em conta o quadro atual, que aponta queda no número de alunos e créditos contratados. Na próxima terça-feira serão retomadas as negociações.

Na reunião com os técnicos, os trabalhadores elencaram suas principais reivindicações. A primeira delas foi o reajuste salarial com a reposição do INPC e ganho real de 1%. A categoria pede ainda, que haja um auxílio, pago pelas instituições, a fim de subsidiar alguns gastos dos trabalhadores, como energia elétrica e internet. Outra reivindicação dos técnicos é que as instituições se responsabilizem pela oferta de EPIs aos funcionários e pela realização de testes para a Covid-19, em casos de suspeita de infecção, na volta às aulas presenciais. Também foi mais uma vez solicitado o pagamento de vale-refeição. Além das proposições, os trabalhadores apresentaram revisões e ajustes de redação em algumas cláusulas. No encontro, os sindicatos também destacaram a importância de uma análise aprofundada sobre as novas formas de trabalho (home office ou teletrabalho) para contemplar as diferentes realidades das categorias, além das mudanças no próprio âmbito da Educação Superior. O SINEPE/RS se comprometeu a avaliar as proposições até a próxima terça-feira (23/03), quando ocorrerá um novo encontro para dar sequências as negociações.

Confira:

 

Acompanhe os principais conteúdos da educação também nas redes sociais. Assine nossa newsletter (formulário no rodapé da página) e se inscreva na TV SINEPE/RS no Youtube.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar