Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Em nova reunião, bancos tratam de auxílio emergencial para universidades
19/05/2020

Em nova reunião, bancos tratam de auxílio emergencial para universidades

Mediado pela Assembleia Legislativa, SINEPE/RS participou do encontro

por Assessoria de Imprensa, com base em informações da AL/RS
Em nova reunião, bancos tratam de auxílio emergencial para universidades
Presidente da AL, Ernani Polo mediou o encontro. Foto: Joel Vargas | Agência ALRS

Na manhã desta segunda-feira (18), ocorreu um novo encontro virtual, com representantes de universidades comunitárias gaúchas, que reivindicam uma linha de crédito emergencial. Com a participação do presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Carlos Ivan Simonsen Leal, o encontro definiu a criação de um grupo de trabalho para estruturar uma linha de apoio às instituições. O presidente do SINEPE/RS, Bruno Eizerik, juntamente com diretores do Banrisul, Badesul e BRDE, participou da reunião.

Para o vice-presidente do BRDE, Luiz Noronha, o segmento das universidades já vinha enfrentando dificuldades desde a redução de oferta do Fies (Financiamento Educacional), situação que foi agradava pela Covid-19. Ele explica que a primeira etapa de um apoio emergencial às instituições até o início de 2021 passa por crédito para capital de giro e reestruturação de dívidas. Noronha sugeriu a criação de um grupo de trabalho emergencial com governo do Estado, Assembleia, bancos e universidades. O objetivo seria diagnosticar a situação de cada empresa, preparar manuais de crédito emergencial. Também oferecer assistência técnica em problemas de gestão e infraestrutura de TI, além de garantir recursos para capital de giro e restruturação de dívidas.

Questionado pelo presidente do SINEPE/RS sobre a inclusão das instituições na proposta do BRDE, Noronha respondeu que todas as instituições sujeitas a crédito podem participar.

Participaram da reunião, ainda, a presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer; o ex-ministro da Educação José Henrique Paim, atual diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV; o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal; além dos deputados Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia, Frederico Antunes (PP), Gabriel Souza (MDB), Fran Somensi (Republicanos), Carlos Búrigo (MDB), Luiz Henrique Viana (PSDB), Sérgio Peres (Republicanos), Dr. Thiago Duarte (DEM), Fábio Branco (MDB), Silvana Covatti (PP), Issur Koch (PP), Franciane Bayer (PSB), Gaúcho da Geral (PSD), e Elizandro Sabino (PTB).

 

Acompanhe os principais conteúdos da educação também nas redes sociais. Assine nossa newsletter e se inscreva na TV SINEPE/RS no Youtube.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia