MEC abre prazo para consulta pública e indicações para novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos
Instituições, educadores e gestores podem contribuir com propostas até o dia 9 de agosto

O Ministério da Educação (MEC) está em processo de elaboração de uma nova versão do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), documento que orienta a oferta da educação profissional técnica no Brasil. Como parte desse trabalho, dois importantes convites para a participação da comunidade educacional e também das instituições ligadas ao ensino técnico foram lançados.
O primeiro diz respeito à indicação de docentes para compor o Grupo de Trabalho de Elaboração Técnica (GTET 2025), que será responsável pela redação do novo catálogo. Os profissionais selecionados atuarão em colaboração com o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI).
Além disso, o MEC abriu a possibilidade de envio de sugestões para a redação do novo CNCT, permitindo que instituições, educadores, gestores e demais interessados contribuam com propostas para aperfeiçoar o catálogo, que é referência para a organização curricular dos cursos técnicos no país. O prazo para envio das propostas e sugestões de docentes é 9 de agosto.
A participação da comunidade é fundamental para garantir que o novo catálogo reflita as demandas atuais do mundo do trabalho e contribua para uma educação profissional mais conectada com a realidade brasileira. Os interessados em participar com o envio de sugestões para a redação do novo CNCT podem acessar o formulário neste link. Já as indicações de docentes podem ser encaminhadas aqui. O prazo para envio é dia 9 de agosto.