Encontros nas regionais tiram dúvidas e aproximam associados pelo RS
Nos encontros promovidos nas 10 Regionais do Estado, diretoria e equipe jurídica do SINEPE/RS trouxeram informações sobre temas prioritários para as escolas

Na busca por estar próximo às associadas em todo o Rio Grande do Sul, o SINEPE/RS promoveu encontros pelo interior do Estado. Entre os dias 6 e 27 de outubro, a diretoria e a equipe jurídica do sindicato promoveram reuniões nas regionais Metropolitana, Sul, Vale dos Sinos, Serra, Vale do Taquari, Centro, Vale do Rio Pardo, Planalto, Noroeste e Missões.
Segundo o presidente do SINEPE/RS, Oswaldo Dalpiaz, estes encontros permitiram debater assuntos que são mais prioritários para as escolas, embora também sejam tratados pontos com repercussões a médio prazo. “Foram mais questões gerenciais e informações administrativas”, pontua.
Ainda, conforme salienta Dalpiaz, dois assuntos que preocupam mais as direções atualmente e que foram debatidos foram a inclusão e o Novo Ensino Médio. “Todos querem fazer um trabalho de qualidade com os alunos de inclusão, porém existe uma necessidade de se evoluir quanto a isso. Por vezes, as escolas sofrem pressões que não são de sua competência”, diz.
Já em relação ao Novo Ensino Médio, ele destaca que há pouca estabilidade. Um novo Projeto de Lei (PL) foi encaminhado ao Congresso pelo Governo Federal e irá propor mudanças que irão contra aquilo que já tinha sido implantado e começava dar certo. “Grande parte das escolas entende que corre o risco de haver um retrocesso, caso o PL seja votado como foi encaminhado”, ressalta.
Em todas as regionais, houve depoimentos que demonstram confiança nas orientações dadas às escolas, conforme aponta o presidente do SINEPE/RS. Além disso, as instituições de ensino que não possuem uma assessoria jurídica e mesmo pedagógica, pedem auxílio ao sindicato para tomar suas decisões. “Muitos elogios aos cursos de capacitação e, agora, à plataforma de dados, mas, principalmente, pelo material de formação e de consulta contido no SINEPE/RS Play”, complementa.
A representante da Regional Serra e diretora do Colégio São Carlos, de Caxias do Sul, Marina Matiello, reforça que o encontro oportunizou aproximação e reflexão de assuntos essenciais à educação. Para ela, foi evidenciado que o compartilhamento de informações e de percepções sobre o cotidiano escolar se faz necessário para buscar apoio e qualificação no fazer pedagógico e administrativo das instituições escolares.
Entre os temas que mais chamaram a atenção, foram inclusão, segurança e calendário escolar, assim como a avaliação do 17° Congresso do Ensino Privado. “A oportunidade de questionar, diretamente à equipe, assim como de trocar experiências e compartilhar opiniões presencialmente, aproximou todos os presentes”, frisa.
Já na região Missioneira, na cidade de Caibaté, a diretora da Escola Fundamental Nossa Senhora Conquistadora, Maria Irene Hoffmann, considerou a reunião muito boa, pois teve uma ótima interação entre a regional com a direção do SINEPE/RS, ficando mais fácil o feedback. “Outro ponto muito positivo é que as reuniões estão sendo feitas em locais diferentes, oportunizando a todos a conhecer mais instituições”, complementa.
Também foi um momento de esclarecimento de dúvidas, como índice de reajustes. “Alguns pontos sobre salários que, na sua íntegra, não se adequam à nossa realidade por sermos uma escola de pequeno porte, nos serviu de referência”, relata.









