Escolas particulares retornam às aulas a partir do dia 14/02
Até o dia 19 de fevereiro, os 459 mil alunos da rede privada estarão de volta às instituições de ensino

O ano letivo na rede privada do Rio Grande do Sul começará a partir do dia 14 de fevereiro. Conforme levantamento feito pelo SINEPE/RS, a maioria das instituições retorna entre os dias 14 e 19 de fevereiro. Porém, cada escola tem autonomia para definir seu calendário, desde que cumpra os 200 dias letivos, previstos em lei.
Para o presidente do sindicato, Oswaldo Dalpiaz, o calendário letivo é um instrumento que ajuda a escola a organizar suas atividades e deve servir como um guia para auxiliar no planejamento de cada instituição. “Como é flexível, o calendário é adaptado às características de cada uma das escolas”, complementa. No retorno, o presidente acredita que aproveitar algumas datas ou alguns momentos para fazer atividades diferenciadas com a comunidade escolar pode dar um sabor diferenciado à vida escolar.
O início de um novo ano letivo costuma ser um momento marcante na vida dos estudantes. Novos colegas, muitas vezes novos professores e até um novo espaço físico para os alunos fazem parte desse retorno à rotina escolar e, por isso, o acolhimento é essencial. “Fazer com que o aluno que está chegando se sinta participante deste novo ambiente e dessa comunidade é muito importante. Dá a ele segurança e bem-estar. Assim também em relação aos antigos alunos, acolhendo-os e mostrando a alegria do retorno é valorizá-los e aumentar neles o sentimento de pertença”, orienta Dalpiaz.
A rede privada gaúcha, de acordo com dados do último Censo do Ministério da Educação, conta com 459 mil alunos na Educação Básica.
CALENDÁRIO 2024
Segundo o calendário proposto pelo SINEPE/RS o ano letivo termina no dia 11 de dezembro para àquelas escolas que completaram, no mínimo, 200 dias letivos. Além dos feriados nacionais e estaduais, há o feriado ponte no dia 14 de outubro previsto em Convenção para comemorar (antecipadamente) o Dia do Professor e do Técnico Escolar. Com a publicação da Lei 14.759/23, em 22 de dezembro de 2023, o dia 20 de novembro tornou-se feriado nacional, em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O recesso escolar no meio do ano, previsto na Convenção Coletiva e, portanto, obrigatório para todas as instituições, será de 22 a 28 de julho.