Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Escolas têm acesso a ferramentas online para auxiliar nas atividades domiciliares dos alunos
03/04/2020

Escolas têm acesso a ferramentas online para auxiliar nas atividades domiciliares dos alunos

Muitos dos recursos disponíveis podem ser utilizados gratuitamente

por Assessoria de imprensa
Escolas têm acesso a ferramentas online para auxiliar nas atividades domiciliares dos alunos

Com a suspensão das aulas, as instituições de ensino passam a contar com a opção dos estudos domiciliares para manter o funcionamento das escolas e cumprir os 200 dias letivos. Para isso, professores e equipe pedagógica têm à disposição recursos online que podem ser utilizados gratuitamente para auxiliar nesse trabalho. O SINEPE/RS selecionou algumas opções para ajudar as escolas nesse período:

Confira:

MOODLE: O Moodle dispensa apresentações. Todas as atividades ficam registradas nessa plataforma, caso haja alguma exigência por parte da Secretaria de Educação, como uma prova de que houve aula no período da quarentena. Todos os recursos podem ser postados no Moodle para registro, inclusive o Zoom, plataformas Google Education e outros recursos online. Para utilização é necessário apenas ter acesso à internet, podendo ser utilizado pelo computador ou celular.

ZOOM:  é uma plataforma de reunião online que permite a realização gratuita de reuniões com até 40min de duração. O professor pode gravar a aula que for dada e compartilhar a tela com os alunos. Para utilização, é necessário acesso à internet, seja pelo computador ou celular.

 

Recursos Google:

GOOGLE CLASSROOM TUTORIAL: Além deste é possível também pesquisar na internet por outros tutoriais.

A Google criou um tutorial para professores que não estão habituados com suas aplicações. O tutorial ainda não está 100% disponível em português, mas a maioria das aplicações já conta com tutorial traduzido, além de serem bastante intuitivas. (clique aqui)

HANGOUTS: Google Hangouts é uma plataforma de reuniões online com a mesma função do Zoom. Está funcionando de forma gratuita até 01/07. Permite dar aulas, gravar a aula, compartilhar telas e etc, tudo ao vivo. Para utilização é necessário acesso à internet, podendo ser utilizada pelo computador ou celular. O acesso pode ser realizado por contas institucionais, que já pertencem ao Google.

CLASSROOM GOOGLE: é uma sala virtual (gratuita) com bastante recursos integrados (quase todos que o Google possui, e ainda mais alguns disponíveis aqui.  É possível acessar pelas contas institucionais, que já pertencem ao Google. Para utilizar esse serviço basta ter acesso à internet, através de um  computador ou pelo celular.

GOOGLE ART & CULTURE: Visita virtual a museus e monumentos famosos (são 3.425 visitas disponíveis neste momento). É quase uma “saída de campo” sem sair de casa. Para utilização apenas é necessário acesso à internet. Pode ser utilizada por computador ou até celular.

DOCS GOOGLE:  Página de formulários do Google permite que sejam feitos trabalhos, questionários e etc. Os dados enviados pelos alunos ficam organizados depois em uma tabela estilo Excel. Ficam também disponibilizados dados como a porcentagem de alunos que respondeu cada questão (quando de alternativas).

Confira também as boas práticas para aulas online produzida pela Google.

 

Outras aplicações úteis:

ESCOLA DA INTELIGÊNCIA: nesta terça-feira (07/04), às 19h, a Escola da Inteligência promoverá uma live com a sua presidente fundadora, Camila Cury, sobre educação socioemocional frente aos desafios da quarentena. Clique aqui e confira.

TELL ME SCHOOL: é um canal de comunicação escola-alunos/pais via online. Uma agenda escolar onde estudantes/responsáveis poderão ter acesso, através de seus smartphones, de forma instantânea, a todas as informações que a escola repassar. Durante a pandemia, a plataforma está sendo oferecida gratuitamente. 

CANVA: aplicação gratuita para design. Pode ser utilizada para produção de trabalhos e apresentações.

POPPLET: aplicação para criação de mapas mentais, na versão gratuita permite a criação de até 10 destes, que podem ou ser salvos e disponibilizados por PDF ou até pelo link da própria aplicação. Para disponibilização via link, o mapa mental deve ser colocado na opção “pública”. Para utilizar esta aplicação o flash deve ser autorizado no navegador.

PIXTON:  aplicação para criação de quadrinhos. Pode ser orientado que os alunos criem seus próprios quadrinhos e compartilhem através de link. Para disponibilização via link, o quadrinho deve ser colocado na opção “pública”. A versão gratuita permite a criação de múltiplos quadrinhos.

VOICE THREAD: aplicação que permite apresentações online com direito a imagens, vídeos, voz e animações. Pode ser uma forma diferente de dar uma aula.

Confira o vídeo da TV SINEPE/RS:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar