Faculdades adaptam currículo com foco no mercado de trabalho
Instituições de Ensino Superior têm substituído as disciplinas tradicionais por unidades curriculares, que aliam teoria e prática para formar alunos alinhados com o mundo do trabalho
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Cada vez mais o mundo do trabalho busca por profissionais com competências múltiplas. Se décadas atrás ter conhecimento de língua inglesa era um diferencial desejável, hoje ele é obrigatório para ser bem-sucedido em muitas carreiras. E não só isso. Soft skills – habilidades socioemocionais como capacidade de trabalhar em equipe, habilidade na solução de problemas etc –, ter uma visão global de mundo e realista da profissão são uma necessidade para quem quer um emprego.
Para garantir que os estudantes do Ensino Superior desenvolvam essas competências, muitas instituições alteraram suas matrizes pedagógicas substituindo as tradicionais disciplinas ou “cadeiras” por unidades curriculares (UCs). Essa estrutura de cursos, cada vez mais popular no Brasil, visa promover a interdisciplinaridade e favorecer a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, com foco no mercado.