Inclusão escolar é foco do delegado da Regional Vale do Sinos, Caí e Paranhana
Com muitos anos como delegado regional, Ivan Renner realizou diversas ações em benefício das escolas da região
Há três gestões do SINEPE/RS, Ivan Renner atua como delegado da Regional Vale do Sinos, Caí e Paranhana e, conforme o próprio professor destaca, ao longo deste período, sempre surgiram novos objetivos: “Dá para dizer que, a cada ano, renovam-se os desafios. Isso faz com que a gente se reoxigene, além de continuar a atender com qualidade as escolas das nossas regiões”, comenta.
Desde cedo, Renner começou sua trajetória na área da educação. Com 19 anos, iniciou como professor no Colégio Bom Jesus, em Joinville, Santa Catarina. Aos 26 anos foi diretor em um colégio de Teófilo Otoni, Minas Gerais.
Sua relação com o SINEPE/RS, se iniciou em 1994, ano em que assumiu a direção do Colégio Sinodal, de São Leopoldo, onde permanece até os dias atuais. “Concomitantemente, à noite, durante 15 anos, fui professor de Direito, na Unisinos, em São Leopoldo”, conta Renner.
Realizações e metas alcançadas
Durante sua gestão, Renner atuou para que a majoração das matrículas ocorresse da maneira mais correta possível, levando em conta as necessidades das escolas e das próprias possibilidades dos pais. Outra pauta recorrente foi a renovação dos projetos pedagógicos vinculados aos regimentos, isso para que cada colégio realmente estivesse atualizado com o momento.
Também houve a motivação da presença das escolas no grande congresso do SINEPE/RS. “A participação nos congressos é vital, porque ali se refletem temas candentes e muito importantes”, ressalta.
Quanto às metas, a principal será a inclusão escolar, com o intuito de criar soluções para atender da melhor forma possível os alunos que possuem necessidades educacionais especiais. “É uma situação difícil de administrar junto aos professores, mas é tarefa nossa. É um tema complexo em que precisamos nos reunir para trocar experiências”, destaca.
Para isso, a inclusão escolar e outros temas serão discutidos permanentemente no SINEPE/RS, seja de maneira estadual ou regional.