Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Inscrição para elaboradores de itens do Enade termina domingo
12/02/2020

Inscrição para elaboradores de itens do Enade termina domingo

Interessados devem estar vinculados a instituições de educação superior ou terem exercido atividade docente nos últimos 18 meses

por Ministério da Educação
Inscrição para elaboradores de itens do Enade termina domingo

Docentes interessados em atuar na elaboração de itens para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) devem se cadastrar até este domingo, 16 de fevereiro. O edital, com os critérios para a seleção, foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 10 de janeiro de 2020.

Os selecionados irão compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES). Há vagas para as seguintes áreas: artes visuais, ciências sociais, física, geografia, música, design, letras português-espanhol, letras inglês e cursos superiores de tecnologia em redes de computadores e em gestão da tecnologia da informação, entre outras. As inscrições são aceitas, exclusivamente, pelo sistema BNI, no endereço eletrônico bni.inep.gov.br/inscricao.

Os interessados devem estar vinculados a instituições de educação superior ou terem exercido atividade docente nos últimos 18 meses em curso de graduação da área para a qual pretendem efetuar a inscrição. Outro requisito é que a Declaração de Exercício de Atividade Docente no Curso (da área escolhida) seja assinada pelo coordenador de curso ou pelo dirigente da instituição de educação superior.

As atividades   são   remuneradas   por   meio   do   Auxílio   de   Avaliação Educacional (AAE), com o valor de R$ 250 por item elaborado e aprovado para o BNI. Mais detalhes estão no edital publicado no DOU.

Seleção – Serão considerados títulos de pós-graduação (lato e stricto sensu), experiência docente na educação superior e experiências em edições anteriores do Enade. Os selecionados serão convocados para a capacitação de elaboradores de itens, a distância, no período de 1º a 28 de março. A capacitação é requisito obrigatório para a participação na oficina de elaboração de itens, também a distância, por meio dos sistemas do Inep, entre 1º de abril e 1º de maio.

BNI – O Banco Nacional de Itens fornece insumos para os diversos exames e avaliações desenvolvidos pelo Inep, assegurando a disponibilidade de itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento, seja ele prova ou questionário. Todos os colaboradores participam de capacitações e oficinas de elaboração e revisão. A participação da comunidade educacional e acadêmica de todo o Brasil amplia a diversidade e melhora a adequação dos instrumentos para a avaliação da educação do país.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Confira o edital de chamada pública

Inscreva-se pelo sistema BNI

Saiba mais sobre o Enade

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar