Kaká Werá traz a Porto Alegre reflexões sobre a arte do bem-viver e a educação
O escritor e educador indígena, vencedor do Prêmio Jabuti 2024, participa de seminário promovido pelo Colégio João XXIII no Centro de Eventos da PUCRS
No dia 13 de novembro, às 19h30, o Colégio João XXIII, por meio do Núcleo de Formação, promove em Porto Alegre o seminário “Educação para a arte do bem-viver”, com Kaká Werá Jecupé. O evento será realizado no Centro de Eventos da PUCRS – Auditório do Prédio 50 (térreo).
Kaká Werá é escritor, educador e conferencista indígena, descendente do povo Tapuia e acolhido pela comunidade Guarani. Nascido em São Paulo, é autor de 20 livros que unem saberes ancestrais e contemporâneos.
Entre suas obras, destaca-se “A Terra dos Mil Povos”, eleita pela USP como uma das 200 obras fundamentais para compreender o Brasil e incluída entre as leituras obrigatórias do vestibular da UFRGS 2026. O livro “Menino-Trovão” foi o vencedor do Prêmio Cátedra Unesco (2022), e em 2024, o autor conquistou o Prêmio Jabuti de Literatura Infantojuvenil com “Apytama, Florestas de Histórias”.
Sua trajetória inspira reflexões sobre a arte do bem-viver, a relação com a natureza, o cuidado e a educação, integrando a sabedoria ancestral aos desafios do presente.
A mediação será conduzida por Bruno Kaingang (UFRGS).
O encontro promete ser uma rica experiência de aprendizagem e conexão com os valores da ancestralidade e da comunidade.