Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

11/02/2020

Pisa-S: inscrições terminam em março

As provas serão aplicadas em maio e em até julho os gestores receberão os resultados dos estudantes

por Assessoria de Imprensa
Pisa-S: inscrições terminam em março

Até o final do mês de março as escolas particulares do Rio Grande do Sul poderão participar do Pisa-S, avaliação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) baseada no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). As provas serão aplicadas em maio e em até julho os gestores receberão os resultados dos estudantes. O serviço é exclusivo para associados ao Sindicato e o prazo para inscrição é até março de 2020. Para mais informações sobre a adesão, entre em contato com o SINEPE/RS através do e-mail veralucia@sinepe-rs.org.br ou pelo telefone (51) 3213-9090.

Confira abaixo todas as informações sobre a iniciativa e como sua instituição pode participar:

Quais escolas podem participar do Pisa-S?
Escolas associadas ao SINEPE/RS que tenham pelo menos 42 alunos com 15 anos de idade (qualquer série).

O que o Pisa-S vai avaliar?
O Pisa-S irá avaliar os conhecimentos em Matemática, Ciências, leitura (interpretação de texto) e habilidades socioemocionais de estudantes de 15 anos e dados socioeconômicos e informações sobre o ambiente de aprendizagem. São avaliados outros aspectos também como clima disciplinar da escola, motivação para o estudo da Matemática e das Ciências, por exemplo.

Confira alguns exemplos de questões do Pisa-S
Exemplos de Questões do Pisa-S

Por que criar o Pisa-S? Qual a diferença dessa avaliação em comparação ao Pisa?
O Pisa-S é similar ao Pisa no modelo de avaliação. A diferença está na participação e na divulgação dos resultados. Hoje, participam do Pisa escolas públicas e privadas por amostragem, geralmente o número de participantes das privadas é muito baixo. O Pisa-S vai permitir que qualquer instituição de ensino privada possa participar da avaliação e obter um diagnóstico da sua realidade. Outra diferença é que, enquanto os resultados das escolas participantes do Pisa são enviados aos governos, no Pisa-S a avaliação é enviada diretamente para o diretor da escola participante.

Quais os benefícios para a escola ao participar do Pisa-S?
Além de medir conhecimentos, habilidades e competências dos estudantes de 15 anos, a avaliação pode contribuir para a gestão pedagógica da instituição, fornecendo uma análise baseada em evidências sobre o desempenho dos alunos. Ao participar da prova, a escola passa a integrar uma comunidade de aprendizagem com as demais escolas que participaram do Pisa nacionais e internacionais, podendo estabelecer parcerias. Essas trocas ocorrem de forma online e presencial com equipes pedagógicas e de direção das outras instituições.

Como a escola pode divulgar seus resultados?
Os resultados não poderão ser divulgados para fins comerciais, mas a escola pode divulgar seu desempenho para sua comunidade (pais, professores e estudantes) e para fins pedagógicos.

Como funciona a aplicação das provas?
O exame é gerenciado no Brasil pela Fundação Cesgranrio e as provas são aplicadas por meio de um sistema online. A aplicação da prova é feita por avaliadores externos e ocorre em um dia letivo na própria instituição. A escola precisa disponibilizar um espaço com computadores. Em 2020, as provas serão aplicadas em maio e até julho a escola recebe o resultado.

Que materiais a escola particular participante recebe?
Cada escola participante recebe o relatório individual da instituição e a comparação do seu desempenho com as demais instituições de ensino privado participantes do programa no país e no mundo.

Qual é o investimento para participar do Pisa-S?
O valor por escola é de R$ 11.100,00 e pode ser pago em até 3 parcelas.

Mais sobre:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar