Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Porto Alegre sedia Congresso sobre Cidades Educadoras em 29 e 30 de novembro
21/11/2022

Porto Alegre sedia Congresso sobre Cidades Educadoras em 29 e 30 de novembro

Inscrições para o evento já estão abertas

por Com informações do Correio do Povo
Porto Alegre sedia Congresso sobre Cidades Educadoras em 29 e 30 de novembro

Com o objetivo de promover o diálogo e compartilhar experiências educacionais, será realizado o 1º Congresso Porto Alegre Cidade Educadora, nos dias 29 e 30 de novembro. O evento acontecerá em consonância com o Dia Internacional das Cidades Educadoras (comemorado em 30 de novembro), sendo promovido nas universidades Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). As inscrições para o evento gratuito, já estão abertas.

O secretário municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, diz que é importante unir forças para executar ações que reforcem a educação. Já a secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, ressalta que uma cidade educadora prospecta e realiza atividades que vão além de um conceito tradicional e unilateral. Supera a ideia de que a escola é o único ator que ensina e educa.
A programação do evento envolve, entre outras ações, palestras, compartilhamento de ideias, mostra de trabalhos, apresentação cultural e exposição de ilustração. E terá, como atração, as “Experiências Educadoras na Cidade”, onde os participantes poderão escolher uma das sete rotas: Museus, Inovação, Comunidades, Territórios Negros, Protagonismo Infantil e Mobilidade Urbana. Essa atividade permitirá verificar diferentes ações que tornam uma cidade mais educadora.

No início de março deste ano, Porto Alegre retornou oficialmente à Rede Internacional das Cidades Educadoras. Nela, municípios de diversos países compartilham princípios básicos de educação, partindo da convicção de que o desenvolvimento dos seus habitantes não pode ser deixado ao acaso.

Princípios básicos

Na Carta Inicial, os municípios com representação no Congresso Internacional das Cidades Educadoras, em 1990, em Barcelona (Espanha), apontaram princípios básicos do impulso educativo da cidade. A Carta foi revista no II Congresso Internacional, em 1994, na Bolonha (Itália), para adaptar as perspectivas aos novos desafios e necessidades sociais.

Na Cidade Educadora, a educação transcende a escola, para impregnar a cidade. Foca em educação para a cidadania; e todas as administrações assumem a responsabilidade na educação e transformação da cidade, em espaço de respeito pela vida e pela diversidade.

O SINEPE/RS é parceiro do evento e todas as escolas particulares estão convidadas para participar.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar