Posição do SINEPE/RS sobre a suspensão do cronograma de implementação do Novo Ensino Médio
Sindicato é contrário à medida e orienta escolas que mantenham a nova proposta no currículo de 2023
O Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS) vem a público manifestar sua contrariedade à portaria que suspende o cronograma de implementação do Novo Ensino Médio. Entendemos que a interrupção do processo de mudança no currículo é um retrocesso injustificável e irá prejudicar os 365 mil alunos que, hoje, estão no Ensino Médio no RS, e merecem um ensino mais moderno, atraente e inovador.
Confira a fala do presidente, Oswaldo Dalpiaz, sobre o tema, em entrevista no G1 - https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/ao-vivo/assista-ao-ja-reporter.ghtml
Confira a posição do vice-presidente, Bruno Eizerik, no Webinário Desafios e propostas para o Novo Ensino Médio promovido pela Jeduca - https://www.youtube.com/watch?v=sdcEUpvo5Yg
As escolas privadas se prepararam para essa implementação, com estudos e muitos investimentos para se adequar à proposta e, desde 2022, já estão implementando o novo currículo.
Salientamos que escolas e famílias podem ficar tranquilas, nesse momento, uma vez que a lei que instituiu o novo Ensino Médio segue vigente e o planejamento pedagógico de 2023 deverá ser mantido. Só será possível uma suspensão definitiva através de uma nova lei que deverá ser aprovada pelo Congresso Nacional. Esta portaria, portanto, apenas suspende o cronograma de implementação e não a lei.
Esperamos que o Governo Federal respeite a Lei nº 13.415/2017 e que promova as melhorias necessárias para sua aplicabilidade.