Prêmio Inovação SINEPE/RS 2022 destaca projetos de 10 escolas particulares do RS
Evento de entrega da premiação ocorreu na noite desta sexta-feira (25/11), no Teatro do Prédio 40, da PUCRS, em Porto Alegre
Na noite desta sexta-feira (25/11), o SINEPE/RS revelou as instituições de ensino vencedoras do Prêmio Inovação SINEPE/RS 2022 em cerimônia no Teatro da PUCRS, em Porto Alegre. Ao todo, 12 projetos de dez escolas particulares de Porto Alegre, Pelotas, Veranópolis, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Santa Maria foram destacados (confira abaixo todos os vencedores). As instituições de ensino inscreveram projetos nas categorias Comunicação e Marketing, Gestão Institucional, Estudante Protagonista e Responsabilidade Social. Ao todo, participaram da premiação 85 trabalhos de 44 instituições de ensino de todo o Estado. O Prêmio, um dos mais importantes do setor privado educacional do país, esse ano teve o patrocínio da Editora do Brasil e do isaac. O evento de premiação contou com a participação de 163 pessoas, entre representantes de escolas, diretoria do Sindicato, autoridades e jurados. O evento foi transmitido pelo canal do Sindicato no Youtube, clique aqui e reveja.
O presidente do sindicato, Oswaldo Dalpiaz, fez a abertura do evento e destacou a importância dos prêmios para a educação no Estado e agradeceu a participação das instituições na premiação. “Estamos reunidos para comemorar o excelente trabalho feito pelas instituições de ensino, durante os últimos anos, cheio de ousadia, no meio de temor e insegurança com a Covid-19.” salientou o presidente. Na sequência, a presidente do CEED/RS, Fátima Ehlert, teve espaço de fala e também reforçou a importância da premiação, no sentido de valorizar a inovação no setor educacional. “É uma satisfação enquanto Conselho Estadual de Educação estarmos participando deste evento, pois ao retomarmos os eventos presencias, sentimos o tom especial que é”, afirmou a dirigente. Também presente na cerimônia, o presidente da FENEP e vice-presidente do SINEPE/RS, Bruno Eizerik, relembrou a história dos prêmios e quanto é significativo para as instituições serem reconhecidas pelo seu excelente trabalho. “Eu costumava dizer, quando era presidente do SINEPE/RS, que o sindicato era e, ainda é, do tamanho dos seus associados. E o que nós estamos presenciando nessa noite demonstra o tamanho que tem o SINEPE/RS no Rio Grande do Sul”, defendeu.
Além da entrega das premiações, outro momento da festa foi a homenagem às instituições que fazem história no Rio Grande do Sul, e comemoraram 50, 75, 100, 125 e 150 anos, nos últimos três anos. Receberam a homenagem pelo aniversário em 2020 as seguintes instituições: Sociedade Civil Castelinho do Saber (50 Anos), Colégio Medianeira (75 Anos), Colégio Bom Jesus Rainha da Paz, Colégio Marista Champagnat, Colégio Santa Rosa e Colégio Luterano Sião (100 Anos); Colégio Gonzaga (125 Anos), e Colégio Mauá (150 Anos). Pelo aniversário em 2021 receberam a homenagem: Colégio Monteiro Lobato, Escola Adventista do Sarandi e Uniritter (50 Anos), Colégio Santa Inês, Colégio Santa Cecília e Faculdades EST (75 Anos), e Colégio Sinodal Rui Barbosa (100 Anos). E pelo aniversário em 2022: Ulbra e Colégio Volare Soledade (50 Anos), Colégio Murialdo Caxias e Escola Nossa Senhora Auxiliadora (75 Anos), Colégio Israelita Brasileiro e Sociedade Educacional Três de Maio (100 anos), Colégio Madre Bárbara (125 Anos) e Colégio São José (150 Anos).
Conheça os vencedores do Prêmio Inovação SINEPE/RS 2022:
Categoria: Comunicação e Marketing
Ouro: Eventos: O desafio de fortalecer laços durante a pandemia – Escola Santa Mônica, Pelotas;
Prata: Customer Experience na educação: novas formas de olhar para as tecnologias – Colégio Santa Inês, Porto Alegre;
Bronze: Monteiro Hub – Colégio Monteiro Lobato, Porto Alegre.
Categoria: Estudante Protagonista
Ouro: Clubes e grupos de aprendizagem como incentivadores do protagonismo estudantil – Colégio Farroupilha, Porto Alegre;
Prata: Brechó do Haiti – Colégio Santa Catarina, Novo Hamburgo;
Bronze: Educação Infantil e Minecraft: O protagonismo e a Brincadeira Na Construção de Conhecimentos – Colégio Marista Rosário, Porto Alegre.
Categoria: Gestão Institucional
Ouro: Movimento de conexão da vida à sua essência – Colégio Agrícola de Veranópolis AVAEC, Veranópolis.
Prata: A inovação está em nosso DNA – Escola Santa Mônica, Pelotas;
Bronze: Espaço como elemento educador – Colégio Marista Ipanema, Porto Alegre;
Categoria: Responsabilidade Social
Ouro: Bergacida – inseticida natural contra o mosquito da dengue – Colégio Marista Santa Maria, Santa Maria;
Prata: Colégio Polyuni – Instituito Tecbrasil de Educação e Tecnologia, Caxias do Sul.
Bronze: A economia circular em prática: feira de reúso de uniformes – Colégio Farroupilha, Porto Alegre;
As instituições que ficaram com os seus trabalhos entre 4º e 6º lugar em cada categoria também foram homenageadas na noite da premiação com o título de Menção Honrosa. Confira os homenageados:
Comunicação e Marketing
- Inscritos x inscritos matriculados – Colégio Marista Santo Ângelo, Santo Ângelo;
- Periquito Rosariense: Uma história de afeto, educação e conexões – Colégio Marista Rosário, Porto Alegre;
- Rumo ao 1º ano em tempos de pandemia: Transformação do projeto de captação e fidelização de alunos diante das limitações impostas pela pandemia de coronavírus nos anos de 2020 e 2021 – Colégio Santa Dorotéia, Porto Alegre.
Estudante Protagonista
- Geração Alpha: Gamificando a Matemática – Escola Santa Mônica, Pelotas;
- Heróis do conhecimento e supercão em busca de aventuras de montão – Colégio Sagrado Coração de Jesus, Ijuí;
- Protagonismo Estudantil: Conta comigo – Escola nossa Senhora do Brasil, Porto Alegre.
Gestão Institucional
- Estratégias de crescimento e inovação em tempos de pandemia – Colégio Madre Imilda, Caxias do Sul;
- LGPD na educação: zelo com os dados pessoais da comunidade escolar – Colégio Farroupilha, Porto Alegre;
- Pilotagem do Saber – Colégio Medianeira, Santiago.
Responsabilidade Social
- Construindo Sons – Colégio Regina Coeli, Veranópolis;
- ECO-CICLO AVAEC – Colégio Agrícola de Veranópolis - AVAEC, Veranópolis;
- Gentileza gera solidariedade – Colégio La Salle Niterói, Canoas.