Reajuste salarial é destaque das negociações da Educação Básica
Cláusulas sociais também foram discutidas nos encontros
Na reunião de negociações da Educação Básica, desta quinta-feira (22), SINEPE/RS, Sindicato dos Professores e Sindicato dos Técnicos em Administração Escolar deram continuidade às discussões sobre o reajuste salarial para as categorias.
A partir das reivindicações trazidas pelos trabalhadores no último encontro, o SINEPE/RS apresentou uma nova proposta de reajuste salarial: 4% em maio e 2,22% em novembro deste ano, integralizando assim, o valor do INPC. A questão foi discutida pelos sindicatos, mas ainda não se chegou a um consenso. A proposta será analisada pelos trabalhadores durante a semana e a cláusula será retomada na próxima quinta-feira (29). O objetivo é de se chegar a um acordo sobre o reajuste salarial para dar continuidade às demais cláusulas.
No encontro com os docentes, os sindicatos também finalizaram algumas cláusulas, como a do calendário escolar, recesso e férias e pagamento do 13º salário. Outro ponto abordado foi a licença-interesse, o pedido dos professores é de que seja incluso na cláusula a necessidade de a escola avisar os professores da demissão antes do início do ano seguinte. Entretanto, o SINEPE/RS ressaltou que a questão precisa ser melhor analisada antes da redação ser finalizada. Já com os técnicos, além do reajuste salarial, foi retomado o pedido feito pelos trabalhadores sobre a cláusula de garantia ao direito às uniões estáveis a todos os casais, sem discriminação de qualquer natureza, inclusive a de orientação sexual.
Confira:
Acompanhe os principais conteúdos da educação também nas redes sociais. Assine nossa newsletter (formulário no rodapé da página) e se inscreva na TV SINEPE/RS no Youtube.