Reajuste salarial é destaque das negociações da Educação Superior desta semana
SINEPE/RS apresentou proposta às categorias
Na tarde desta terça-feira (13), SINEPE/RS, Sindicato dos Professores e Sindicato dos Técnicos em Administração Escolar se reuniram em nova rodada de negociações. O destaque dos encontros foi a discussão sobre o reajuste salarial para as categorias.
O sindicato patronal reforçou a dificuldade em negociar cláusulas com repercussão econômica e que por este motivo, não seria possível reajustar os salários tomando por base o INPC (6,22%) reivindicado pelas categorias. Entretanto, para que haja uma reposição salarial a professores e técnicos, o SINEPE/RS apresentou uma proposta para cada categoria. Para os professores: abono de 1% em setembro e um complemento de 1,3% em março de 2021, totalizando um reajuste de 2,3% sobre o salário relativo a março deste ano. Em relação aos técnicos a proposta foi de abono de 1% em setembro e um complemento de 1% em março de 2021, totalizando um reajuste de 2% sobre o salário relativo a março deste ano.
Os sindicatos laborais reconhecem a realidade das instituições, mas consideram a proposta inviável. Tanto professores como técnicos pedem que todo o reajuste (6,22%) seja pago, mesmo que de forma diluída em um período a ser negociado, a fim de garantir condições mínimas aos trabalhadores. No caso dos técnicos, uma sugestão levantada pela categoria foi negociar o reajuste de acordo com a faixa salarial, mas a proposta terá de ser analisada pelos sindicatos. Os técnicos se comprometeram a encaminhar ao SINEPE/RS, nesta semana, uma proposta para a questão. No encontro da próxima terça-feira (20), o tema voltará à mesa. O objetivo é chegar a um acordo sobre o reajuste salarial para então, dar continuidade às demais cláusulas.
Confira:
Acompanhe os principais conteúdos da educação também nas redes sociais. Assine nossa newsletter (formulário no rodapé da página) e se inscreva na TV SINEPE/RS no Youtube.