Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Rede Sinodal de Educação reúne coordenadores e lideranças para formação executiva
27/03/2024

Rede Sinodal de Educação reúne coordenadores e lideranças para formação executiva

Cerca de 110 profissionais de escolas da RSE participam de evento em São Leopoldo

por Leandro Augusto Hamester
  • enviado
    pelo associado
Rede Sinodal de Educação reúne coordenadores e lideranças para formação executiva
Programação está sendo desenvolvida no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo, e reúne cerca de 110 profissionais de escolas da Rede Sinodal de Educação

Nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de março, ocorre a primeira edição da Formação Executiva da Rede Sinodal de Educação. A programação está sendo desenvolvida no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo, e reúne cerca de 110 profissionais de escolas da RSE. O evento está dividido em diferentes temáticas, dirigidas especificamente para coordenadores e lideranças administrativas de escolas da Rede.

O programa tem por objetivo aprimorar as habilidades, conhecimentos e competências dos executivos e líderes, capacitando-os a tomar decisões estratégicas e liderar suas equipes de forma mais eficaz, num ambiente positivo e inspirador, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores, estudantes e instituições, preparando-os para um ambiente educacional dinâmico e eficaz.

Entre os assuntos abordados estão estratégia empresarial, finanças, marketing, gestão de recursos humanos, negociação, tomada de decisões, comunicação eficaz e liderança. As palestras também oportunizam atividades práticas e momentos especiais de interação.

Desafios e oportunidades

O diretor executivo da RSE, Jonas Rückert, valorizou o trabalho em rede e os 200 anos da presença luterana no Brasil. “Há muitas possibilidades e oportunidades ao fazermos juntos. A Rede Sinodal de Educação conta com mais de 3,7 mil professores, 2,7 mil funcionários e 45 mil estudantes, somos uma rede colaborativa, e é isso que fazemos nesta formação executiva: colaborar em prol do conhecimento. Estamos embarcando numa jornada rumo à inovação dentro da Rede Sinodal, buscando fortalecer e renovar nosso compromisso com uma educação de excelência”, frisou na abertura da programação, elencando os pilares estratégicos da organização: formação e qualificação de pessoas; fortalecimento da promoção e da operação em rede; crescimento e sustentabilidade da rede e das unidades; e inovação pedagógica.

A coordenadora pedagógica da RSE, Renati Fronza Chitolina, valorizou as formações executivas. “São uma maneira importante para os líderes e gestores se manterem atualizados com as tendências e melhores práticas em seus campos, melhorarem suas habilidades para enfrentarem os desafios em constante evolução do mundo dos negócios, neste caso, no mundo da educação. Temos muito para trocar, serão dois dias de muitas experiências e convivência”, disse.

Gestão em Educação

Na manhã de quinta os coordenadores das escolas da RSE participaram de workshop com o tema “Os quatro fatores essenciais para gestão em educação”, apresentado pelo especialista em Educação e Coordenação Pedagógica, doutor em Criatividade e mestre em Engenharia de Produção, Daniel Quintana Sperb, executivo apaixonado por inovação, tecnologia e liderança.

De maneira bastante interativa, ele trouxe casos de sucesso e instigou os participantes a identificarem características das suas instituições de ensino. “Design é desenhar o que quero. Modelos de negócio também podem ser desenhados, inclusive na educação. Esse é o poder do design, um trabalho permanente e que sofre mudanças. Algumas lacunas são resolvidas com projetos, outras com ações. Design é uma experiência do usuário, um talento organizacional, mais que sentimento, é liderança analítica. Se for levado a sério, teremos empresas e instituições mais inovadoras”, defendeu.

Sperb também valorizou o trabalho com empreendedorismo nas escolas e o mapeamento. “No processo de transformação digital, precisamos muito mais transformação e muito menos digital. Precisamos mapear a experiência no detalhe, perguntar, acompanhar de perto e desenhar essas experiências, ser mais estratégico. A instituição de ensino não é apenas o pilar pedagógico, ela precisa dos pilares mercadológico, estratégico e administrativo, e todos precisam estar fortes. São fatores essenciais da gestão, e cada um deles têm um tom”, enumerou.

Ele ainda enalteceu diferenciais competitivos, considerando atributos exclusivos que tornam uma organização única, difícil de ser copiada e superior aos seus concorrentes. “Não existe cliente fiel à empresa posicionada por preço. Como disse Steve Jobs, precisamos perceber que tudo ao nosso redor foi feito por pessoas que não são melhores ou piores que nós, são pessoas como a gente. A diferença está na atitude, em acreditar, e isso pode acontecer em qualquer contexto, não só nas empresas de tecnologia. Inovar se tornou questão de sobrevivência. Essa formação pode ser um marco na história da Rede Sinodal de Educação se as pessoas que estão aqui acreditarem”, disse.

A programação da Formação Executiva da Rede Sinodal de Educação segue na tarde desta quinta-feira e manhã de sexta-feira.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar