Sindicatos da Educação Básica têm terceira rodada de negociações
Em ambas as reuniões, foco central das discussões foi o reajuste salarial
![Sindicatos da Educação Básica têm terceira rodada de negociações](https://sinepe-rs.org.br/uploads/posts/1679606169-Negociação Básica - Professores 23.03.2023.jpeg)
Nesta quinta-feira, 23 de março, ocorreu a terceira rodada de negociações entre o SINEPERS e os Sindicatos dos Professores e dos Técnicos em Administração Escolar da Educação Básica. O tema principal tratado foi o reajuste salarial. O pedido inicial dos professores é de reajuste de 8,5%, e dos técnicos reajuste do INPC mais 2,5% de ganho real. Em ambas as reuniões, o SINEPE RS apresentou uma contraproposta de reajuste salarial de 6%. Não se chegou a um consenso nas reuniões e o tema voltará à pauta.
O sindicato patronal justificou que sua proposta está respaldada nas diferentes realidades das escolas privadas. “O setor pode estar registrando um crescimento no número de alunos, mas especialmente no interior, temos escolas com dificuldades financeiras que foram agravadas na pandemia”, destacou o presidente do SINEPERS, Oswaldo Dalpiaz.
Na reunião com os técnicos também foi discutido o vale-alimentação. Os trabalhadores defendem a importância desse pedido para a categoria. Já o sindicato patronal, entende que é preciso fazer um estudo mais aprofundado sobre o assunto porque a implementação aumentaria os custos das instituições e esse item não foi previsto na planilha orçamentária para esse ano.
![thumbnail](https://sinepe-rs.org.br/uploads/posts/1679606169-Negociação Básica - Técnicos 23.03.2023.jpeg)