Sindicatos se reúnem em nova rodada de negociações da Educação Básica
Encontros foram marcados por discussões de pautas econômicas
Na tarde desta quinta-feira (15), SINEPE/RS, Sindicato dos Professores e Sindicato dos Técnicos em Administração Escolar se reuniram em nova rodada de negociações. Na reunião com os docentes o foco foi o reajuste salarial para a categoria. Já com os técnicos o destaque foram as discussões sobre as cláusulas da LGPD e do teletrabalho.
No encontro do dia 26/03 o SINEPE/RS apresentou aos professores uma proposta de reajuste salarial: pagamento integralizado da correção (6,22%), mas de forma parcelada nos meses de março, setembro e janeiro de 2022. Entretanto, a proposta não foi aceita pelo sindicato laboral que apresentou, nesta quinta-feira, uma contraproposta. O pedido dos professores é o pagamento de 3,5% do INPC em março e o restante integralizado em agosto. A reivindicação é de que o INPC não seja transferido para 2022, que todo o valor seja pago neste ano, mesmo que de forma parcelada. Entre os argumentos da categoria está a necessidade de garantir a qualidade de vida e direitos básicos dos trabalhadores. O SINEPE/RS se comprometeu a avaliar a proposta para o encontro da próxima quinta-feira (22). O objetivo é chegar a um acordo sobre o reajuste salarial para então, dar continuidade às demais cláusulas.
Em relação aos técnicos, os sindicatos trabalharam no fechamento e nos ajustes de redação de algumas cláusulas sociais. Uma das reivindicações dos técnicos é a criação de uma cláusula que permita o ressarcimento das despesas efetuadas pelo trabalhador durante o teletrabalho. Para isso, a categoria solicitou um auxílio, pago pelas instituições, a fim de subsidiar alguns gastos dos técnicos como energia elétrica e internet. Outro pedido é a oferta de EPIs aos funcionários e realização de testes para a Covid-19, em casos de suspeita de infecção, na volta às aulas presenciais. No encontro, o SINEPE/RS também reforçou o pedido para inclusão da cláusula sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A preocupação é registrar em CCT o cuidado e o reconhecimento frente à legislação, demonstrando que os sindicatos estão sensíveis ao cumprimento da normativa. Na próxima semana, o foco do encontro será o reajuste salarial para a categoria.
Confira:
Acompanhe os principais conteúdos da educação também nas redes sociais. Assine nossa newsletter (formulário no rodapé da página) e se inscreva na TV SINEPE/RS no Youtube.