30/09/2019
SINEPE/RS lança campanha contra o fim da filantropia na educação
Peças estão sendo divulgadas nos canais institucionais da entidade; objetivo é mobilizar a sociedade e o Congresso Nacional para a importância das filantrópicas para o país
O SINEPE/RS lançou nesta segunda-feira (30/09) uma campanha contra o fim da filantropia na educação. A iniciativa foi motivada a partir da PEC Paralela da Reforma da Previdência, apresentada pelo senador Tasso Jereissati, que prevê a retirada da imunidade tributária do setor filantrópica da educação. A proposta deve ser analisada pelo Senado nas próximas semanas. A campanha tem como objetivo mobilizar a sociedade e o Congresso Nacional para a importância das filantrópicas para o país e quais os impactos se a medida for aprovada. Com a hashtag #NãoaoFimdaFilantropia , o material está sendo divulgado no Facebook e Instagram do Sindicato.
SIGA O SINEPE/RS NAS REDES SOCIAIS:
[>>> INSTAGRAM <<<](https://www.instagram.com/sinepers/)
[>>> FACEBOOK <<<](https://www.facebook.com/sinepers/)
O SINEPE/RS também está disponibilizando para as instituições cartazes para divulgar na escola. [CLIQUE AQUI](http://bit.ly/sinepefilantropia) e baixe os arquivos.
A campanha destaca os motivos pelos quais a filantropia na educação não pode acabar, trazendo os seguintes argumentos:
- Só no RS, são pelo menos 100 mil alunos que estudam em instituições privadas com bolsas de 50 e 100%. No Brasil, são 725 mil estudantes.
- Essas instituições devolvem ao Estado em serviço 4,67 vezes mais do que recebem de imunidade pela cota patronal, segundo a pesquisa "A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil, realizada pelo Fonif.
- O custo do aluno bolsista no Ensino Superior, por exemplo, é 19 vezes menor do que o mesmo custo para o aluno que estuda em universidade pública, conforme dados públicos da Receita Federal.
- O valor que essas instituições deixam de pagar para o governo representa somente 1% do total da arrecadação previdenciária. E quanto custa uma educação de qualidade?
Outra ação importante para impedir a aprovação da medida é o abaixo-assinado contra a PEC Paralela, proposto pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).
[CLIQUE AQUI PARA ASSINAR](https://peticaopublica.com.br/?pi=BR113546)