18º Congresso do Ensino Privado Gaúcho já tem data
Encontro será nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2025, no Centro de Eventos da PUCRS
Consolidado no calendário de eventos da educação, o Congresso do Ensino Privado Gaúcho chega à 18ª edição com um olhar focado na raiz do processo de aprendizagem. O encontro, que ocorre nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2025, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.
“A equipe encarregada de estudar a temática do congresso, já a partir da primeira reunião, se deu conta de que os eventos têm focado em assuntos como inteligência artificial, tecnologia, metodologias ativas e organização do conhecimento. Concluiu-se, então, que o nosso congresso deveria fazer uma reflexão sobre esses temas, mas também falar sobre a emoção”, explica o presidente do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), Oswaldo Dalpiaz.
Neste próximo congresso a dinâmica da programação será diferenciada: no primeiro dia, todos os congressistas estarão no auditório central; no segundo dia, o grupo é dividido entre professores, em um auditório, e gestores em outro. Por fim, no terceiro e último dia, todos os congressistas se encontram novamente.
No entendimento da comissão, os gestores precisam entender que sua atuação é diferenciada no dia a dia da instituição. Como isso se aplica de forma diferenciada em relação ao professor, que tem a vivência da sala de aula, isso será trabalhado de forma independente.
Assim como a comissão organizadora pensa no evento com um ano de antecedência, a ideia do presidente é que as instituições disponham do mesmo tempo para prepararem sua participação. Segundo ele, o SINEPE/RS toma vida no momento em que há presença dos diretores e professores, o que passa por uma organização prévia. “É o que nós esperamos. Estamos nos organizando para ter 2 mil pessoas durante o Congresso.”, destaca.
Confira um histórico com o tema de cada edição do Congresso do Ensino Privado Gaúcho, ao longo de quase 30 anos:
1996 – Novas tecnologias e novos caminhos para a escola
1997 – Educação e globalização
1998 – A escola e o valor da informação
1999 – Escola: para quê? Ressignificando a educação para o novo tempo
2000 – Escola: lições para toda a vida
2001 – Escola: educando para competências
2003 – Saberes, relações e valores
2005 – Novos tempos, velhas práticas. Até quando?
2007 – Escola: de espectador a protagonista
2009 – Tempos líquidos: novas formas de pensar a educação
2011 – Educação e neurociências: um novo olhar
2013 – A maestria do professor na arquitetura da aprendizagem
2015 – Paradoxos na educação
2017 – Ousadia para mudar
2019 – Professor agente de conexão
2021 – Novos cenários e diversas travessias
2023 – Essência e saberes da educação
2025 – Quando a razão e a emoção se encontram