Com foco na inclusão e modernização das escolas, Delegado da Regional Serra planeja ações para 2025
Com mais de duas décadas dedicadas à educação, Irmão Roberto Carlos Ramos assumiu coordenação do SINEPE/RS há seis meses
A congregação religiosa dos Irmãos Lassalista tem a educação como centro de sua missão. E é ela também o fio condutor da trajetória formativa e profissional do Irmão Roberto Carlos Ramos, delegado da Regional Serra do SINEPE/RS. Com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade La Salle de Canoas e graduado em Filosofia e Pedagogia pela mesma instituição, ele atua há 24 anos como educador, na educação básica e no ensino superior, além de ter atuado como coordenador pedagógico, de pastoral e de projetos educacionais internacionais e como diretor de escolas no Brasil, em Moçambique e também na Itália. Toda essa experiência, aliada às pesquisas acadêmicas voltadas para direitos humanos e gestão escolar, colaboram para que ele desenvolva seu mais recente desafio.
Atuando há apenas seis meses como delegado, Ramos ainda está se ambientando com a realidade das 33 instituições educacionais que estão sob sua coordenação. Segundo ele, as pautas mais desafiadoras de seu trabalho são a fragilidade das políticas públicas relacionados a alunos de inclusão e ao ensino médio, a alteração da forma da contribuição sindical das categorias dos professores e profissionais da educação a dimensão socioemocional e proteção dos estudantes e a utilização consciente do smartphone e das tecnologias digitais voltada à aprendizagem dos estudantes.
“A maioria das escolas é confessional, e como perfil, destacam-se a tradição, o legado, a memória e a qualidade da educação, nas principais cidades da serra gaúcha”, lembra Ramos. Entre os diferenciais apresentados pelas escolas da Serra, a educação humanizada, a formação docente, a atualização do planejamento estratégico e a busca permanente pela modernização da infraestrutura e da gestão merecem destaque.
Apesar de recente, a coordenação de Ramos já realizou importantes eventos e trocas com as equipes das instituições educacionais. “Destaco a participação mensal junto à Rede de Apoio à Escola – RAE, organizada pela Promotoria de Justiça Regional da Educação de Caxias do Sul, na qual tem ofertado momentos formativos com os profissionais administrativos e pedagógicos das escolas relacionados ao FICAI 4.0, a Escuta Protegida, Atenção e Prevenção à Violência: Olhares Interdisciplinares, o Saber Cuidar em Espaços Escolares e Não Escolares, as Jornadas da saúde mental na escola e segurança, em parceria com a Brigada Militar e fórum de aprendizagem da serra gaúcha”, aponta.
A participação atuante do SINEPE/RS ao se posicionar em nome das instituições de ensino privadas e defendendo os interesses da categoria ganham os aplausos de Ramos, especialmente no que diz respeito às questões de políticas públicas de inclusão e ensino médio. “O sindicato tem atuado na formação de diretores e de todos os setores das escolas nas perspectivas pedagógicas e administrativas, por meio de diversas plataformas digitais, contribuindo com a qualificação dos serviços educacionais ofertado e a qualidade da educação, além do prêmio SINEPE, que potencializa as boas práticas de inovação das escolas”, lembra o professor.
Para 2025, Ir. Roberto Carlos pretende dar continuidade à participação junto à Rede de Apoio à Escola - RAE, iniciativa que aproxima as instituições privadas da sociedade civil, e também o encontro de gestores da serra gaúcha. “Especificamente para a cidade de Caxias do Sul, temos em vista encontros permanentes de diretores, secretários escolares, orientadores educacionais, coordenadores pedagógicos, disciplinares, de pastoral e de Marketing”, aponta.