Delegados da Regional Sul focam em necessidades e inovação das escolas
Enio Antonio Ludtke Ferreira e Volnei Mathies Filho são os responsáveis pela coordenação das atividades na região Sul do Estado
Os gestores escolares Enio Antonio Ludtke Ferreira e Volnei Mathies Filho estão à frente das operações de coordenação da Regional Sul do SINEPE/RS. Ambos possuem uma vasta trajetória dentro da educação e estão promovendo iniciativas para estimular a rede de ensino local.
Com 40 anos de atuação na área educacional, Ferreira é diretor-geral da Escola Santa Mônica, em Pelotas. A sua participação junto ao SINEPE/RS é mais recente: ocorreu durante a pandemia, quando a Escola Santa Mônica foi convidada a fazer parte de uma convenção coletiva e dos professores. “A partir disso, fizemos várias reuniões online e tivemos uma afinidade maior com toda a diretoria do Sindicato e me tornei delegado em 2022”, comenta.
Por 10 anos, Mathies Filho lecionou nas redes municipal, estadual e federal. A sua parceria com o sindicato começou por meio do Colégio Alfredo Simon, também de Pelotas, onde atua como diretor desde 2016. No início do ano passado, houve a renovação dos delegados na região Sul, e ele teve seu nome indicado como delegado. “Em tempos de pós-pandemia, estamos ainda reformulando as interações e as relações entre as escolas e entre os diretores”, diz.
Gestão e desafios
Ferreira destaca que existe uma grande troca de ideias com representantes de outras regionais, sendo possível sentir as mesmas dificuldades e compartilhar o que está acontecendo na região Sul. “Ainda mais em situações difíceis como foi a da enchente, temos que saber lidar com estas surpresas e, para isso, as escolas precisam inovar cada vez mais”, ressalta.
Já Mathies Filho contextualiza que a região Sul carece de investimentos públicos. Com infraestrutura mais defasada, possui menos indústrias e produtores, logo menos movimentação econômica, o que reflete nas escolas privadas. “Mesmo assim, mantemos a qualidade do ensino das escolas privadas, mas com muita criatividade e trabalho. Os nossos recursos são realmente escassos”, afirma.
Ainda, segundo o gestor, a Regional Sul tem realizado encontros, cursos e treinamentos para escolas, como é o caso do Giro Pedagógico. Também pretende realizar um encontro de treinamento de secretárias escolares, bem como um que abordará matrículas e gestão financeira.
Ferreira complementa que o foco será nas melhorias e na inovação dentro do sistema educacional. "Estamos colhendo informações das necessidades de cada escola. Uma delas é definir calendário escolar único por cidade ou regional", revela.