Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

28/11/2022

É possível inovar na educação

O presidente do SINEPE/RS, Oswaldo Dalpiaz publicou um artigo no jornal Correio do Povo, sobre as inovações realizadas pelas instituições de ensino e o Prêmio Inovação SINEPE/RS

por Correio do Povo
É possível inovar na educação

A busca por indicadores de qualidade é uma constante numa empresa que quer crescer, ampliar ou diversificar as oportunidades. Esta atenção é provocada pelo movimento do mercado, pelo surgimento de outras opções ou consequência do apelo que é feito sobre as empresas para colocar à disposição dos consumidores produtos melhores. Isso acontece também no campo da educação. De forma diferente, pois a escola não vende um produto físico, mas presta um serviço em que o produto de oferta é um bem imaterial, simbólico e cultural. O Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe/RS) tem incentivado as instituições de ensino a se abrirem às novas exigências da sociedade e às necessidades de preparo para uma empregabilidade que, por vezes, ainda não existe.

Neste movimento, os alunos são desafiados a experimentarem novos métodos de ensino, apresentarem soluções alternativas para problemas antigos, criando a cultura da inovação. Há quase 20 anos, o Sindicato reconhece as melhores práticas pedagógicas do ensino privado no RS por meio de uma premiação. Neste ano, diante da necessidade de um novo olhar para a educação, o prêmio também se reinventou e focou na inovação. A iniciativa recebeu 85 projetos inscritos, dos quais 12 estão na final e serão homenageados no dia 25 de novembro. Acreditando que a inovação é a chave para encontrar novos caminhos, essas escolas mostram que é possível resgatar a paixão pelo estudo e pela pesquisa em crianças e adolescentes, mesmo depois de dois anos muito difíceis, em razão da pandemia.

O que vemos nesses 12 finalistas são práticas de excelência em educação e possíveis de serem replicadas por outras instituições. Por exemplo, no interior do Estado, um grupo de alunos descobriu que é possível combater o mosquito da dengue a partir da casca da bergamota. Já em outra escola, as crianças da Educação Infantil não deixaram de brincar e aprender de forma lúdica, mesmo durante a pandemia. São projetos que mostram o quanto a inovação pode transformar a educação. Vida longa a iniciativas como essas e que sirvam de exemplo para todas as escolas do Rio Grande do Sul.

Oswaldo Dalpiaz
Presidente do Sinepe/RS

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar