Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Especialista traz orientações sobre o calendário escolar
13/03/2023

Especialista traz orientações sobre o calendário escolar

Pedagoga do SINEPE/RS, Claudete Chiarello, traz os aspectos legais e as principais dúvidas sobre o assunto

por Gabriela Rodrigues
Especialista traz orientações sobre o calendário escolar

O calendário letivo é considerado um documento oficial da instituição, organizado pela equipe gestora e está diretamente ligado ao planejamento. Em conjunto, organizam as atividades do ano e oferecem informações para professores, alunos e família, sem margens para dúvidas. Conforme Art 23 da Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96, o calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto.

Conforme a pedagoga Claudete Chiarello, da assessoria pedagógica do SINEPE/RS, o calendário escolar deve trazer os dias de atividades normais com os estudantes; período de férias e recessos da instituição; feriados; início e término do ano letivo; dias das avaliações, reuniões, passeios; apresentações e comemorações.

O que é um dia letivo?

São considerados dias letivos aqueles destinados ao trabalho com professores e alunos na instituição ou fora dela. A pedagoga explica que é importante que a instituição de ensino lembre da necessidade de atender as regras da educação e cumprir a carga mínima anual de horas, distribuídas por no mínimo duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

Aulas no turno inverso devem estar no calendário escolar?

O turno inverso possibilita a oferta de oficinas de xadrez, futsal, balé etc, são as atividades extracurriculares proporcionadas pela instituição  para os estudantes, fora do horário regular. “Não é necessário constar no calendário oficial, mas em uma tabela para que todos consigam acompanhar as atividades diárias ofertadas” enfatiza a educadora.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar