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10/12/2022

Grupo de estudos Parceiros na Inclusão encerra atividades do ano com encontro presencial

Reunião aconteceu na última terça-feira, 06/12, presencialmente, no Colégio Santa Teresa de Jesus, em Porto Alegre

por Gabriela Rodrigues
Grupo de estudos Parceiros na Inclusão encerra atividades do ano com encontro presencial
Divulgação: Arquivo pessoal

Na última terça, 06/12, o Grupo de Estudos Parceiros na Inclusão, teve seu último encontro de atividades do ano de 2022, presencialmente, no Colégio Santa Teresa de Jesus, em Porto Alegre. A iniciativa do SINEPE/RS tem como objetivo promover a troca de saberes e experiências entre as instituições associadas do Sindicato. Neste ano, foram quatro encontros, três online e um presencial, totalizando um total de 376 inscritos.

Os encontros debateram temas como a nova normativa do CEED/RS sobre Educação Especial; os pareceres descritivos e a avaliação diagnóstica; as diferenças entre Plano do AEE, Plano de Trabalho Docente e PDI; e os profissionais de apoio e suas atribuições. As instituições envolvidas nas atividades de 2022 foram: Colégio La Salle Carazinho, Colégio Farroupilha, Colégio Evangélico Augusto Pestana, Colégio Bom Conselho, Colégio Marista Rosário, Colégio CID, Colégio Santa Dorotéia, Colégio Santa Teresa de Jesus e Colégio Gonzaga.

O presidente do SINEPE/RS, Oswaldo Dalpiaz, esteve presente no último encontro presencial, e explicou a importância do grupo de estudos para a comunidade escolar. “Quantos encaminhamentos este grupo de estudos faz para o bom andamento deste trabalho nas escolas. Por isso, estes grupos devem se manter e se ampliar, porque quanto mais iniciativas como essa tivermos, mais segurança as escolas terão para desenvolver a sua gestão, tanto administrativa financeira, quanto pedagógica.” destaca o dirigente. 

Para a assessora pedagógica e de legislação educacional do SINEPE/RS, Naime Pigatto, o ano de 2022 representou o retorno das grandes atividades do grupo, que foi formado em 2017, e vem crescendo a cada novo encontro em sintonia e cooperação. “Os desafios são imensos conforme os relatos, pois o trabalho com os estudantes da Educação Especial requer muito estudo, parceria da família - que nem sempre colabora com os combinados - a temporalidade flexível da execução curricular e a compreensão de que a escola é o espaço do pedagógico, da construção do conhecimento e das interações que se estabelecem no coletivo.” afirma a assessora.

Para 2023, os planos já estão sendo pensados e colocados em prática. “Daremos continuidade ao trabalho. Na última reunião o grupo definiu as instituições de ensino que serão responsáveis em 2023 para a organização do estudo e os temas trabalhados. Entre os assuntos, devemos discutir sobre a atuação do professor do AEE com os professores da sala de aula regular e o encaminhamento da terminalidade específica. O SINEPE/RS também pretende realizar curso para aprofundar temas como as altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista.” detalha Naime.

A professora e educadora do AEE no Colégio La Salle Carazinho, Andressa Pauline Knop, conta que os encontros de estudos são os momentos essenciais que fazem do grupo algo diferente das demais formações. Ela conta que as datas dos encontros estão sempre pintadas no calendário antecipadamente, para não perder. “Vejo o grupo de estudos como um meio de comunicação, trocas de experiências, informações e necessidades, assim como partilha de dúvidas, angústias e alegrias com as demais colegas. Isso fortalece nosso trabalho e desenvolve uma relação de aprendizagem mútua.” afirma. Ela acrescenta, ainda, que os encontros refletem positivamente no dia a dia do trabalho da escola: “são momentos riquíssimos onde temos informações e embasamento de falas do SINEPE/RS e assuntos pertinentes sinalizados pelo grupo.”

Para a professora e psicopedagoga, Fernanda Hartmann, do Instituto São José, todos os encontros são de muita aprendizagem e trocas. “São assuntos que nos deparamos no dia a dia, e cada colega com o auxílio da Naime, torna mais visível e real as situações. As temáticas contribuem para que possamos fazer de nossas práticas o mais próximo do ideal e compreender que não há receita pronta para esse universo singular.” finaliza.

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