Liderança colaborativa guia trabalho da regional Missões do SINEPE/RS
Liderança colaborativa guia trabalho da regional Missões do SINEPE/RS
São mais de 20 anos de dedicação ao ensino, uma caminhada traçada quase que integralmente no Colégio Teresa Verzeri, em Santo Ângelo. Foi lá que, em 2001, a educadora Maria do Carmo Uggeri Beltrame iniciou sua carreira, atuando na Educação Infantil. Com o tempo, ganhou experiência e desempenhou outras funções. A gestão apareceu, primeiro, com a oportunidade de ser coordenadora, depois orientadora educacional, até chegar à direção da instituição, em 2015.
Maria do Carmo é pedagoga, com especialização em Educação Infantil e mestrado em Educação. Ela é a segunda diretora leiga da história do colégio, que tem 93 anos. Na maior parte do tempo, as irmãs da Congregação Filhas do Sagrado Coração de Jesus estiveram à frente da gestão. “Tivemos uma transição tranquila porque minha antecessora, que é uma irmã, foi muito sábia: ela preparou esse caminho e me preparou. Não tive dificuldade nem mesmo de aceitação por parte das famílias, pois já estava na instituição há muito tempo”, lembra.
Em 2024, veio o convite para ser delegada regional do SINEPE/RS, por parte do presidente da entidade, Oswaldo Dalpiaz. Com 12 instituições associadas, as Missões estão, na visão de Maria do Carmo, bem servidas em relação a escolas – a maioria, de pequeno porte.
Uma rede consolidada e tradicional, mas que não está imune a intempéries. “As dificuldades que a gente enfrenta estão muito ligadas às questões econômicas. Somos uma região essencialmente agrícola e também temos concorrência de instituições públicas”, comenta.
Para fazer frente aos desafios, a delegada entende que seu papel é ajudar as escolas a refletirem sobre a possibilidade e a necessidade de estarem sempre atualizadas e se fortalecendo mutuamente. Esse trabalho é feito por meio de encontros, especialmente aqueles que contam com a presença da diretoria do SINEPE/RS.
Desde que assumiu a regional, a delegada esteve junto na promoção de momentos de integração e troca de conhecimento entre os gestores da região. Um deles foi o Giro Pedagógico, em que todos puderam falar sobre tendências no ensino com a participação da assessora pedagógica do sindicato, Naime Pigatto.
“A atuação do SINEPE/RS é de uma liderança muito colaborativa, na tentativa de unir as associadas em torno dos objetivos que são comuns, como sustentabilidade financeira, melhoria da infraestrutura e fortalecimento do ensino privado como um todo”, analisa Maria do Carmo.
Como delegada regional, ela entende que tem o compromisso de representar os interesses das escolas particulares da região – e nada melhor do que confiar essa tarefa a quem está inserido no dia a dia, sabendo das necessidades e do papel do ensino privado, para levar essa representatividade adiante. Além disso, o contato com as demais instituições de ensino contribui para enriquecer a vivência de todos. “É juntos que nos fortalecemos. Os problemas convergem, são muito semelhantes”, conclui.