Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025 avalia trabalhos de Comunicação e Marketing
Terceira etapa reuniu cases que concorrem a ouro, prata e bronze na premiação, marcada para 5 de dezembro, em Porto Alegre

As boas práticas precisam chegar ao conhecimento da sociedade para que sejam replicadas ou inspirem novas ações. Ao mesmo tempo, devem ser bem trabalhadas internamente a fim de aumentar o engajamento de todos os atores. Por isso, o Prêmio Inovação SINEPE/RS faz questão de reconhecer projetos na categoria Comunicação e Marketing.
A terceira etapa de avaliação da edição de 2025 ocorreu no dia 9 de outubro, na sede do sindicato, em Porto Alegre. Iniciativas com perfis diferentes foram apresentadas, mostrando que a comunicação deve ser vista de forma transversal, presente em toda e qualquer atividade desenvolvida pelas instituições.
Corrida tradicional
Muito antes da febre da corrida de rua que tomou conta do Brasil nos últimos anos, o Colégio Santa Inês, de Porto Alegre, já percebia a importância do esporte para a saúde. Mais do que isso, via na modalidade uma forma de reunir a comunidade escolar para confraternizar. Foi assim que a rústica organizada pela instituição chegou aos 40 anos em 2025.
A corrida, no contexto em que é aplicada pelo colégio, tem diversos objetivos. Combater o sedentarismo e promover hábitos saudáveis é um deles. Somam-se o estímulo ao protagonismo estudantil e à participação familiar, o fortalecimento dos laços comunitários por meio de práticas coletivas, a integração de práticas sustentáveis às atividades escolares e a promoção da educação para a paz e a cidadania ativa.
Olhando para trás, mas com uma pegada contemporânea e semeando o futuro, o colégio colocou em prática o projeto “Rústica 40 anos: cada passo conta uma história”. O evento é visto como um espaço de memória, de encontros e de celebração do orgulho em fazer parte. Anualmente, reúne ex-alunos, estudantes atuais, familiares e educadores em torno do propósito de valorizar a saúde e a convivência.
Depois de quatro décadas, a rústica continua se reinventando. Entre os diferenciais apresentados em 2025 está uma websérie documental, trazendo as memórias afetivas por meio de depoimentos que denotam a importância do evento na vida das pessoas.
Além disso, a rústica traz a questão ambiental de forma bastante evidente. Os kits dos corredores incluem garrafas reutilizáveis e mochilas ecológicas. Os copos plásticos foram substituídos pelos de fibra de bambu. Já o uniforme, feito com tecido próprio para a prática esportiva, também serve como uniforme, reforçando a imagem institucional.
No aspecto pedagógico, a atividade incentiva a relação intergeracional. As provas são divididas por faixa etária, começando pelos bebês e indo até os adultos. Todos se reúnem para brincadeiras, piquenique e praticar outros esportes enquanto não estão correndo. Um manto, assinado por todos, é o símbolo maior desse congraçamento.
O resultado pode ser traduzido em números. Foram 715 inscrições e 570 camisas oficiais vendidas. Ao todo, mais de 2,5 mil pessoas participaram da ação, que contou com sorteio de 15 brindes esportivos. Mesmo com tudo isso, o impacto ambiental foi positivo, com um total de zero copos plásticos utilizados.
Conectividade em sentido amplo
Com a transformação promovida pelas tecnologias digitais e as redes sociais, a Escola Santa Mônica, de Pelotas, encontrou uma forma de aderir sem perder a essência. Mais do que isso, fez questão de mostrar suas valências e seus valores usando essas ferramentas.
A instituição sempre utilizou as redes como extensão do projeto pedagógico, mas o caráter informativo foi ganhando tons cada vez mais afetivos. O projeto “Conexões Reais: missão, visão e valores em ação” nasce nesse contexto.
Mais do que aderir a formatos populares, a instituição retrata propósitos em cada publicação, pois consideram as tendências digitais não como conteúdos passageiros, mas recursos estratégicos que reforçam a essência da proposta educativa e dão visibilidade às experiências vividas no cotidiano escolar.
A comunicação digital passa a integrar o processo educativo. Com ênfase aos formatos audiovisuais, a linguagem das redes se consolidou como a forma dominante de expressão dos estudantes.
A necessidade de ampliar a comunicação da escola, com foco inclusive nas campanhas de matrículas, foi outro motivador importante. Entre os objetivos também estavam aumentar a taxa de engajamento orgânico das redes sociais, estimular o protagonismo dos alunos nas mídias, humanizar a comunicação institucional, gerar conteúdos compartilháveis para atrair novos seguidores e fortalecer a imagem da escola.
Para retratar o ambiente escolar e as propostas que perpassam toda a proposta de ensino da instituição, foram usadas trends das redes sociais como base. Estudantes, funcionários, professores e familiares entraram na onda e participaram de vídeos que, com humor e afeto, transmitem informações importantes.
Durante as aulas, os intervalos e os eventos escolares, são captados registros espontâneos que revelam a autenticidade da vivência dos alunos. Em muitos casos, eles próprios
sugerem ideias e participam ativamente da criação dos conteúdos.
As postagens alcançaram quase dois milhões de visualizações em três meses. As interações totais cresceram 43%, com destaque para conteúdos no formato reels, e as visitas ao perfil da instituição aumentaram 47%. Mais de 160 mil contas foram alcançadas organicamente, incluindo famílias, estudantes e público em geral. A base de 15 mil seguidores mostrou forte engajamento, respondendo por 80% das interações.
No aspecto qualitativo, segundo a equipe da escola, os alunos mostram mais entusiasmo e pertencimento ao se verem nos conteúdos das redes. Além disso, a imagem institucional foi fortalecida como acolhedora, atual e conectada com as novas linguagens. Como efeito, as campanhas escolares tiveram maior adesão de professores, alunos e famílias, impulsionadas pelas postagens nos perfis.
Criatividade para falar de inspiração
Com dois projetos selecionados, o Colégio Santa Inês volta à cena para falar sobre o Dia Internacional da Mulher, instituído para marcar a promoção dos direitos das mulheres e das meninas, igualdade de gênero e fomento ao empoderamento. Embora não fale sobre isso apenas em 8 de março, a instituição entende que centralizar as ações na data potencializa as oportunidades para que mais mulheres e meninas liderem, inovem, empreendam e sejam reconhecidas.
O projeto "Mulheres que Inspiram" surge do entendimento de que a educação é uma das ferramentas para a transformação social, por meio de ações que valorizam histórias de vida,
trajetórias de superação e contribuições femininas em diversas áreas do saber e da sociedade. O colégio viu nesse caminho uma forma de incentivar uma cultura de reconhecimento, empatia e protagonismo – até porque a comunidade escolar é majoritariamente feminina: 78% dos educadores e 52% dos estudantes.
As atividades foram pensadas de forma interdisciplinar e com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Educação de Qualidade Igualdade de Gênero, marcando o compromisso da instituição com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Para reforçar a abrangência, todas as ações contaram com participação ativa dos estudantes, educadores e famílias.
Uma dessas atividades foi o 3º Bazar de Empreendedorismo Feminino, onde estudantes, mães, avós e educadoras apresentaram seus produtos e serviços, em um espaço de incentivo ao empoderamento feminino e à geração de renda. O espaço acabou se mostrando, também, lugar de partilha de histórias de superação entre essas mulheres. Os itens comercializados incluem artesanatos, itens de papelaria, bijuterias e acessórios, cosméticos, brinquedos, livros e doces.
Já a roda de conversa “Falas que Inspiram” foi organizada pela Pastoral Educacional para os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio. A ação reuniu quatro personalidades femininas da comunidade escolar para compartilhar suas trajetórias, visões de mundo e contribuições sociais.
Aos mais novos, coube a elaboração das Árvores de Mulheres Inspiradoras, onde puderam reconhecer mulheres importantes em suas vidas. A inspiração dos estudantes de Ensino Fundamental Anos Iniciais e da Educação Infantil teve raiz em familiares, professoras, cientistas, artistas, esportistas ou figuras de outros lugares de destaque em suas percepções. A metáfora da árvore simbolizou força, crescimento e resiliência. No final da atividade, a reflexão que prevaleceu foi: Como podemos reconhecer e valorizar essas mulheres todos os dias?
O Café que Inspira foi promovido em dois turnos diferentes para oferecer um momento de pausa, a fim de que todos celebrassem a presença e a importância das mulheres no ambiente escolar. E a distribuição de adesivos teve o propósito de estimular a comunidade escolar
a enxergar e reconhecer as potências femininas presentes no dia a dia, ao fomentar a cultura do respeito e do exemplo.
A distribuição de adesivos em alusão ao Dia Internacional da Mulher ocorre desde 2023 e é muito esperada pela comunidade escolar. Em 2025, eles trouxeram a mensagem “Mulher que Inspira”, por isso as educadoras foram convidadas a aplicá-los umas nas outras, reforçando a sororidade, enquanto os estudantes puderam presentear mulheres e meninas que os inspiram.
Para coroar a ação, um vídeo institucional celebra a data. O mote é a construção de relação entre diferentes gerações, com diferentes vozes femininas, a partir de seus sonhos e realizações. Participaram estudantes, mães, avós, educadoras e empreendedoras de diversas áreas de atuação.
Ao todo, mais de 1,3 mil estudantes e 256 educadores receberam o adesivo e circularam pelo bazar. Mais de 600 estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio assistiram ao Falas que Inspiram e mais de 718 mulheres receberam o card e o adesivo que as
crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais levaram para casa.
“É um momento muito importante para a gente, enquanto colaborador de uma escola, poder trazer ideias que inspirem, mas também para sermos inspirados. É um prêmio que reúne diferentes visões para a educação”, destacou a coordenadora de Comunicação e Marketing do Colégio Santa Inês, Camila Ribeiro.
Metodologia da apresentação dos trabalhos
Na terceira e última etapa de avaliação dos projetos que concorrem ao Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025, cada equipe teve 20 minutos para a apresentação. O tempo foi cronometrado pela organização e exibido para os apresentadores, para que pudessem ter controle.
Após cada exposição, os jurados tiveram a oportunidade de tecer comentários e fazer perguntas, que foram respondidas em um período adicional de cinco minutos. Concluída cada categoria, os respectivos avaliadores conversaram entre si, mas atribuíram notas individualmente. Delas, é feita uma média que compõe com as outras notas da competição.
Segundo a gestora de projetos do SINEPE/RS, Luciana Jeckel, 51 jurados voluntários, de diferentes áreas do conhecimento, participaram da avaliação dos projetos. Nesta etapa, foram três para cada categoria. O resultado final, com as categorias ouro, prata e bronze, será divulgado no dia 5 de dezembro, no Teatro do Prédio 40 da PUCRS.
A premiação deste ano conta com patrocínio da FTD Educação.
Confira os jurados da categoria:
- Alessandra Becker, relações públicas, pós graduada em Comportamento Humano e Sócia fundadora da FALE Consultoras
- Pedro Pereira, jornalista e repórter da Padrinho Conteúdo e Assessoria
- Tiago Rigo, doutor e mestre em Comunicação, especialista em Marketing Estratégico, professor na Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) e coordenador de marketing da PUCRS

