01/11/2016
Projeto Ecobarreira será reconhecido com Prêmio Excelência em Responsabilidade Social 2016
Em seis meses, foram recolhidas 50 toneladas de lixo no Arroio Dilúvio, em Porto Alegre
O Prêmio Excelência em Responsabilidade Social 2016 do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul será entregue ao Projeto Ecobarreira Arroio Dilúvio Safeweb, em evento comemorativo no dia 01/12, na PUCRS, em Porto Alegre. O anúncio foi feito pelo presidente do SINEPE/RS, Bruno Eizerik, ao vice-presidente da empresa, Luiz Carlos Zancanella Junior. "Ficamos orgulhosos e muito felizes com o reconhecimento. Este é um projeto estritamente social, não fizemos para ter visibilidade, mas sim para preservar o meio ambiente", destacou Zancanella.
O Arroio Dilúvio, que nasce em Viamão e corta Porto Alegre, sofre com o acúmulo de lixo em seu percurso até o Guaíba. Apenas em 2014 foram retiradas 200 toneladas de materiais como pneus, garrafas pets, sacolas plásticas e até mesmo sofás. Pensando em reduzir este impacto, a empresa Safeweb criou o projeto Ecobarreira Arroio Dilúvio. A ideia da construção de uma barreira ecológica em Porto Alegre veio depois do vice-presidente da Safeweb assistir um vídeo do YouTube de um projeto similar, em Baltimore, nos Estados Unidos, em 2014.
A obra consiste em uma barreira ecológica composta por ilhas flutuantes, que ajudam na limpeza da água, e uma espécie de grade, que irá conter resíduos sólidos até 20 centímetros de profundidade. Em seis meses foram recolhidas 50 toneladas de lixo.
A Ecobarreira Arroio Dilúvio Safeweb começou a ser construída no dia 26 de janeiro de 2016 e iniciou a operação em 28 de março do mesmo ano sem nenhum gasto para os cofres públicos. O projeto custou R$ 250 mil e a empresa também é responsável por arcar com R$ 15 mil todos os meses, referentes à manutenção.
O desejo da empresa é que a Ecobarreira deixe de existir um dia. Porém, isso só será possível com a conscientização e colaboração da população.